PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
3216-7913

Noticias


Banca de DEFESA: FABIANA DE ALBUQUERQUE SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA DE ALBUQUERQUE SILVEIRA
DATA: 16/11/2012
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Reuniões CT/UFPB
TÍTULO: Impacto da verticalização na qualidade do espaço residencial: um estudo no bairro de Tambaú, na cidade de João Pessoa-PB
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida, qualidade do espaço residencial (QER), qualidade do espaço da habitação (QEH), verticalização, adensamento populacional.
PÁGINAS: 181
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Projeto de Arquitetura e Urbanismo
ESPECIALIDADE: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano
RESUMO:

Essa pesquisa tem como tema o impacto da verticalização na qualidade do espaço urbano residencial tendo em vista que, tal processo pode vir a interferir na qualidade de vida da população residente local. Utiliza-se como referencial teórico um conjunto de conceitos-chave: qualidade de vida e residencial, espaço urbano, verticalização, adensamento. A pesquisa tem como objeto empírico um recorte espacial de quatro quarteirões localizados no bairro de Tambaú, na Zona Leste da cidade de João Pessoa-PB. O objetivo da pesquisa é analisar o impacto da verticalização na qualidade do espaço residencial, observando as suas implicações para a área estudada ao longo do ano de 2011. A investigação tem como base metodológica de avaliação da área de estudo, a ferramenta QER (Qualidade do Espaço Residencial) adaptada, resultando na aplicação do Índice de Qualidade do Espaço da Habitação (QEH Adaptado) para os quatro quarteirões mencionados. Foram analisadas questões que compõem os indicadores do Índice QEH Adaptado, como: estado de conservação do edifício, tipo arquitetônico dos edifícios, proximidade a orla marítima, interferência do tráfego de veículos, qualidade da paisagem perceptível, grau de privacidade e exposição solar. Através da aplicação da metodologia citada a pesquisa demonstrou que a verticalização pode vir a interferir na qualidade do espaço urbano residencial e conseqüentemente na qualidade de vida dos habitantes do local onde esse processo se insere, entre outras razões, por aumentar o tráfego de veículos e a demanda por estacionamentos, interferir e alterar o clima local e a presença de cobertura vegetal.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 007.411.704-18 - CYBELLE FRAZAO DE LIMA E COSTA - UFCG
Externo à Instituição - EDSON LEITE RIBEIRO - MC
Presidente - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA