PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA AURELIO DE SA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA AURELIO DE SA
DATA: 12/04/2013
LOCAL: Sala de Reuniões CT/UFPB
TÍTULO: O estudo de precedentes nos projetos de conclusão do curso de arquitetura em joão pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Precedentes na Arquitetura, Projetos Correlatos, Trabalho Final de Graduação
RESUMO:

A presente pesquisa aborda um estudo acerca da produção discente dos cursos de graduação em arquitetura da cidade de João Pessoa/PB (Centro Universitário de João pessoa - Unipê - e Universidade Federal da Paraíba – UFPB). Propõe-se aqui analisar o uso de precedentes, que são os projetos preexistentes adotados pelos estudantes como referências para suas propostas projetuais apresentadas no Trabalho Final de Graduação (TFG), com interesse de investigar e identificar quais são e como são abordados os projetos referenciais utilizados pelos discentes. Para vencer as etapas da investigação e atingir o objetivo proposto, os procedimentos metodológicos estão guiados, em linhas gerais, pela análise dos estudos realizados por estes através de seus próprios discursos, identificando pertinências e incoerências que se respaldam no embasamento teórico desta dissertação. Assim, a relevância da pesquisa aqui apresentada está em poder contribuir e ampliar os estudos para compreensão de um cenário da produção acadêmica e propor um debate que leve a uma reflexão acerca da formação do arquiteto.

Interno - 764.714.546-00 - FERNANDO LUIZ CAMARGOS LARA - UTA
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS COSTA - UFBA