PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
3216-7913

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE BRANDÃO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE BRANDÃO DA SILVA
DATA: 10/05/2021
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/nsy-vsan-vik
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA FORMA URBANA: um estudo dos cenários urbanos do Vila Cabral, Campina Grande, PB, Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Morfologia Urbana; Cenários Urbanos; Evidence-based Design; Urbanismo Sustentável; Urbanismo Ecossistêmico.
PÁGINAS: 64
RESUMO: O modelo atual de crescimento urbano no Brasil pode ser associado a diversos problemas de desempenho espacial, especialmente devido a ação de distintos agentes urbanizadores que impactam na forma e na dinâmica das cidades, potencializando o crescimento periférico, disperso e de baixa densidade. Esta pesquisa avalia os impactos do atual modelo de legislação urbana. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma análise quanti-qualitativa de uma amostra homogênea do tecido urbano do bairro Vila Cabral, localizado na cidade de Campina Grande, Paraíba. Assim, foram construídos dois cenários analíticos distintos, relativos aos anos de 2005 e 2020, buscando compreender objetivamente as transformações ocorridas no lapso temporal por meio dos seguintes procedimentos: (i) revisão da literatura; (ii) decomposição sistêmica; (iii) análise angular de segmentos – Sintaxe Espacial; (vi) análise paramétrica da diversidade de usos; e (v) análise paramétrica da densidade urbana (populacional e edificado). Em seguida, foram construídos 03 cenários preditivos para verificar como os indicies de controle urbanístico (dispostos na lei de uso e ocupação do solo) influenciam no desempenho da forma urbana quando aplicados em seu potencial máximo. Por fim, foi proposto um cenário alternativo por meio de Evidence-based Design, explorando aspectos do projeto urbano sustentável, com base nos indicadores e condicionantes do Urbanismo Ecossistêmico. Os resultados demonstraram que a associação de diferentes metodologias de análise urbana fortalece o processo analítico, principalmente porque valores objetivos são capazes de antecipar os impactos espaciais sobre a qualidade dos bairros consolidados, auxiliando na tomada de decisão em contexto urbano. As discussões também convergem para a necessidade de revisão nos instrumentos normativos, com modificações no conjunto de leis urbanas incentivando um modelo de crescimento urbano sustentável.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1790856 - CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA
Externo à Instituição - FERNANDO TADEU DE ARAÚJO LIMA
Interno - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA