PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: HELEN CARMEM FERREIRA REBOUÇAS NERI

DISCENTE: HELEN CARMEM FERREIRA REBOUÇAS NERI
DATA: 21/11/2014
LOCAL: Sala LACESSE
TÍTULO: TRANSPORTE NÃO MOTORIZADO: O USO DA BICICLETA E SEU POTENCIAL NO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM
PALAVRAS-CHAVES: Mobilidade. Campus Universitário da UFAM. Transporte não-motorizado. Bicicleta
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: O uso da bicicleta vem se destacando mundialmente como alternativa de transporte, visto que tem um grande potencial de uso como transportes urbanos diminuindo o uso de automóveis, além de trazer benefícios como: melhoria da qualidade de vida do usuário; melhoria das suas condições físicas; impacto ambiental reduzido; maior acessibilidade pelo custo/benefício; baixo custo de manutenção; ocupar menor espaço nas vias urbanas e, reduzir os gastos com manutenção da infraestrutura. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a via de acesso ao campus da UFAM em Manaus-AM, a av. Rodrigo Otávio, com o propósito de investigar o potencial do uso da bicicleta como uma alternativa de transporte viável contribuindo com a melhoria do acesso ao campus e estudar o seu entorno imediato. A metodologia consistiu em revisão de literatura sobre a mobilidade urbana e o gerenciamento de mobilidade enfatizando o uso da bicicleta, seguida por pesquisa de campo que foi dividida em duas etapas: o questionário e as observações sistemáticas (caracterização da via e mapeamento de uso e ocupação do solo (Planilha de observação), Contagem de Ciclistas e o mapa comportamental). Os resultados confirmaram as hipóteses apresentadas neste estudo quando se afirma que em Manaus já existe uma demanda de utilização da bicicleta como meio de transporte, caso existam condições favoráveis de uso, e que o incremento da bicicleta como alternativa de locomoção no entorno do campus da UFAM só será possível se for implantada uma infraestrutura adequada que comporte este modo de transporte oferecendo mais segurança aos usuários.
Presidente - 1644352 - ANGELINA DIAS LEAO COSTA
Interno - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA