PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
3216-7913

Noticias


Banca de DEFESA: CAMILA COELHO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA COELHO SILVA
DATA: 23/10/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Sala PPGAU
TÍTULO: Habitações coletivas de aluguel no Varadouro: Avaliando suas condições de habitabilidade, invisibilidade e o mercado imobiliário informal.
PALAVRAS-CHAVES: Habitação Coletiva de Aluguel. Habitabilidade. Invisibilidade. Mercado imobiliário informal. Centros Históricos.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Projeto de Arquitetura e Urbanismo
ESPECIALIDADE: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano
RESUMO: O processo de deterioração e desvalorização crescente dos centros urbanos, em especial nas áreas mais antigas das cidades brasileiras, tem como um dos principais fenômenos resultantes a multiplicação de vilas, cortiços, dentre outras formas de moradias coletivas. A relativa "invisibilidade" das habitações coletivas precárias de aluguel nas áreas centrais, com destaque para a cidade de João Pessoa, leva a conclusões por vezes apressadas no sentido de afirmarem a não-vitalidade, o abandono ou até mesmo a morte dos "centros históricos". Este trabalho aponta em outra direção ao destacar a existência de grande número de habitações coletivas de aluguel no bairro do Varadouro. Objetiva-se avaliar a relação entre as condições de habitabilidade, a invisibilidade (física, social e mercadológica) e a inserção no mercado imobiliário informal que regula e (re)produz tais moradias, através de sua identificação, mapeamento e caracterização (realizado através de fichas de levantamento e registros fotográficos), bem como com entrevistas semiestruturadas com locadores, locatários e representantes da PMJP (Prefeitura Municipal de João Pessoa). Anseia-se, assim, trazer uma contribuição para a discussão, compreensão, caracterização e identificação não apenas das formas de moradia estudadas, do mercado imobiliário informal que as regulam e dos agentes envolvidos em sua produção (locadores e locatários), mas, sobretudo, da complexidade com que devem ser encaradas as políticas de melhoria das habitações coletivas da área central de João Pessoa. Espera-se ainda, a partir de sua compreensão, instigar a discussão sobre o morar na área central.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337195 - DORALICE SATYRO MAIA
Presidente - 337162 - JOVANKA BARACUHY CAVALCANTI SCOCUGLIA
Externo à Instituição - LÍVIA IZABEL BEZERRA DE MIRANDA