PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL EDUARDO LÓPEZ GUERRERO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL EDUARDO LÓPEZ GUERRERO
DATA: 01/12/2015
LOCAL: Sala de Multimídia
TÍTULO: Sustentabilidade em habitação compacta: Uma métrica de avaliação relativa para sistemas de vedação.
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade; materiais e sistemas de vedação; Solar Decatlhon, Métrica de avaliação, habitação compacta.
RESUMO: A escolha de soluções eficientes para um sistema de vedação dito mais sustentável, e que aspire concorrer na competição internacional de casas sustentáveis Solar Decatlhon, é um exigente desafio. Em tal sentido, a presente pesquisa propõe desenvolver uma métrica de avaliação relativa que quantifique, subjetivamente, o grau de sustentabilidade dos materiais e sistemas de vedação em projetos de habitação compacta que sirva como método de escolha de tais tecnologias na etapa do projeto. O objeto de pesquisa justifica-se baseado na escassez de métodos simplificados a respeito, e na iniciativa de participação no evento supracitado, por parte da equipe do laboratório LM+P da UFPB, no qual está inserido o presente plano de trabalho. O método proposto contempla a revisão bibliográfica sistematizada na busca dos procedimentos ou técnicas de avaliação/seleção existentes, assim como na adoção de categorias, critérios e variáveis de avaliação de materiais e sistemas de vedação. Foram, igualmente, realizados estudos pilotos para testar a confiabilidade da construção preliminar da métrica proposta. Os resultados parciais apontam que é possível diminuir a complexidade de avaliar, de maneira simultânea, questões sociais, econômicas e ambientais, próprias da visão holística que propõe o paradigma adotado pela presente pesquisa. Deste modo, através da estimação comparativa e subjetiva de tecnologias construtivas, é possível obter subsídios para escolha na etapa do projeto.
Presidente - 1790856 - CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA
Interno - 1548892 - GEOVANY JESSE ALEXANDRE DA SILVA