PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRELLA DE SOUZA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIRELLA DE SOUZA BARBOSA
DATA: 02/12/2015
LOCAL: Sala de Multimídia
TÍTULO: Arquitetura Flexível: Um desafio para uma melhor qualidade habitacional.
PALAVRAS-CHAVES: Flexibilidade, Adaptabilidade, Sustentabilidade, Solar Decathlon.
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo primordial a identificação de diretrizes projetuais visando à flexibilidade aplicada na arquitetura residencial. Para o estudo, serão analisados 55 projetos de habitações compactas da competição internacional Solar Decathlon Europa (SOE). Como a pesquisa está voltada à flexibilidade, a seleção das amostras para análise deve de alguma forma contemplar este conceito. É sabido que a flexibilidade espacial pode se manifestar de diferentes formas e graus em unidades habitacionaís (seja ela, unifamiliar ou multifamiliar). Dessa forma, pretendese explorar cada uma, atentando para as diversas possibilidades de flexibilidade existentes, para então, classificá-Ias, de acordo com as características comuns observadas, tendo em vista identificar os elementos de projetos facilitadores de flexibilidade (Estrutura independente; Modulação estrutural; Paredes e divisórias leves; divisórias móveis; Mobiliário como divisória; núcleos de circo vertical na unidade; Ambiente único de divisões internas e etc.), os tipos de flexibilidade encontrados (Flexibilidade de forma intrínseca e flexibilidade de forma projetada) e as atividades exercidas neste tipo de habitação. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso comparativo com aplicação de métodos mistos. Para alcançar os objetivos aqui propostos, foram estabeleci das oito etapas metodológicas, que consiste em: fundamentação teórica, desenvolvimento do instrumento de coleta, estudo piloto, coleta de dados, sistematização dos dados, análise dos estudos de caso, discussão dos resultados e conclusão da análise dos resultados. A investigação acerca desta temática é uma tendência que vem sendo cada dia, mais explorada e discutida no campo da Arquitetura, seja, pela necessidade de atender às mudanças na vida cotidiana, à situação demográfica, nos aspectos econômicos, ambientais e tecnológicos da sociedade. Valorizar escolhas flexíveis e adaptáveis é um desafio para uma melhor qualidade habitacional, e consequentemente, para vida dos centros urbanos contemporâneos. Dessa forma, espera-se contribuir para a melhoria das relações espaço-usuário, garantindo satisfação e o bom funcionamento das habitações com dimensões reduzidas.
Presidente - 1790856 - CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA
Externo à Instituição - DOUGLAS QUEIROZ BRANDÃO