PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
3216-7913

Noticias


CHAMADA RETIFICADA - Bolsistas PNPD CAPES (Programa Nacional de Pós-Doutorado)

CHAMADA PNPD 2022

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

 

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba - PPGAU UFPB, faz saber que, no período de 28 de novembro a 6 de dezembro de 2022, receberá inscrições para seleção de dois (2) candidatos a bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado [PNPD] CAPES, conforme o Edital CAPES Nº 16/2022.

 

1. OBJETIVO

A seleção de candidatos tem como objetivo principal promover a realização de estudos avançados no âmbito do PPGAU UFPB, com especial atenção nas seguintes linhas de pesquisa:

 

Linha de Pesquisa 2 - PROJETO DO EDIFÍCIO E DA CIDADE

Visa estudar o projeto em suas diversas escalas (urbanístico ou arquitetônico) buscando este conhecimento a partir da sua análise configuracional associada à observação dos processos de concepção e apropriação, com ênfase nos aspectos socioculturais, históricos, historiográficos, simbólicos e ligados à tecnologia da informação.

 

Linha de Pesquisa 3 - QUALIDADE DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Tem como objetivo a avaliação e análise do ambiente construído, com particular ênfase na qualidade de projeto e nas questões de conforto (térmico, lumínico, acústico e ergonômico), mobilidade, acessibilidade e tecnologia e materiais construtivos.



2. BOLSAS

Serão oferecidas duas (2) bolsas (uma para cada Linha de Pesquisa) no valor mensal, cada uma, de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem Reais) durante 12 (doze) meses, com a possibilidade de renovação por mais um período de 12 (doze) meses. As bolsas serão implementadas em dezembro de 2022 e abril de 2023.



3. HABILITAÇÃO

Poderão ser beneficiários das bolsas de Pós-Doutorado doutores titulados há no máximo 5 anos, a contar da data da implementação da bolsa. 



4.INSCRIÇÃO

Encaminhar e-mail para secretaria.ppgau@ct.ufpb.br conforme segue: 

 

4.1 Indicar no campo ASSUNTO:  CANDIDATURA AO PNPD/CAPES 2022; 

 

4.2 Anexar cópias digitalizadas do

(a) Plano de Atividades devidamente preenchido (Anexo 1);

(b) Currículo Lattes;

(c) Comprovação da produção a ser avaliada (organizada de acordo com o Anexo 2);

(d) Comprovação do título de Doutor, obtido em cursos reconhecidos pelo CNE/MEC;

(e) Documento de identificação válido (com foto, data de nascimento, RG e CPF) ou cópia do passaporte (estrangeiros).



5. SELEÇÃO

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão formada por, no mínimo, um Professor Permanente da Linha de Pesquisa 2 e um Professor Permanente da Linha de Pesquisa 3, indicados pelos respectivos coordenadores de Núcleo de Linha de Pesquisa, podendo ser indicados os próprios coordenadores. A Comissão terá como referências para a seleção, a avaliação (de 0 a 10) do (a) Plano de Atividades dos candidatos (PESO 4) e (b) Currículo (PESO 6):

 

(a) Plano de Atividades (PESO 4): a análise do Plano de Atividades (anexo 1), considerando a qualidade e adequação da pesquisa e do perfil do candidato ao programa e correspondente Linha de Pesquisa;

 

(b) Currículo (PESO 6): análise do Curriculum Vitae (Lattes CNPq) do candidato, considerando a produção científica dos últimos quatro (04) anos, devidamente comprovadas e conforme a pontuação constante do barema (anexo 2).

 

Serão aprovados somente os candidatos que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 7,0 (sete) e classificados os que obtiverem maior nota em suas respectivas Linhas de Pesquisa. Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente conforme a nota final. O candidato classificado com maior nota terá prioridade no calendário de implementação de bolsas. Ocorrendo empate, em qualquer circunstância, será admitido o candidato que apresentar maior pontuação em Artigos Científicos.



6. CALENDÁRIO

Divulgação / publicação do edital: 21 de novembro de 2022;

Inscrição: 28 de novembro a 6 de dezembro de 2022;

Homologação das inscrições: 7 de dezembro de 2022;

Processo Seletivo: 8 a 9 de dezembro de 2022;

Divulgação do resultado: 9 de dezembro de 2022;

Período de recurso: 12 a 14 de dezembro de 2022;

Homologação do resultado (colegiado PPGAU): 15 de dezembro de 2022;

Implementação das bolsas: 16 de dezembro de 2022.



7. DISPOSIÇÕES GERAIS

(a) As bolsas serão implementadas conforme o calendário e a disponibilização final do Sistema CAPES, com previsão de inserção de bolsistas em dezembro de 2022 e abril de 2023.

 

(b) Em caso de desistência de candidatos aprovados e classificados, serão convocados novos candidatos, conforme a ordem de classificação.

 

(c) Em caso de candidato com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, o mesmo deverá apresentar, na inscrição, um documento emitido por sua chefia ou cargo equivalente, indicando sua liberação para afastamento pelo período da bolsa.

 

(d) Caso a Comissão de Seleção não classifique candidatos, as cotas disponíveis serão destinadas a novo processo seletivo.

 

(e) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

 

É de responsabilidade do candidato acompanhar as informações sobre o processo seletivo no site do PPGAU.



João Pessoa, 21 de novembro de 2022.

 

A Coordenação

 

Ddescargas de Archivo