PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: CELINA IZAR CORREIA DE LIMA

DISCENTE: CELINA IZAR CORREIA DE LIMA
DATA: 17/06/2016
LOCAL: Sala PPGAU
TÍTULO: Sombreamentos urbanos. Reflexões sobre as condições de permeabilidade entre espaço público e privado na orla de Boa Viagem, Recife-PE
PALAVRAS-CHAVES: permeabilidade; pesquisa etnográfica; experiência sensível.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Projeto de Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: A presente pesquisa trata de uma reflexao sobre o modelo de cidade vertical de transicao rigida, (fechada e sem integracao), entre espaco publico e privado, que que caracteriza a verticalizacao das grandes cidades brasileiras nos ultimos anos. O objetivo do trabalho e analisar a relacao de permeabilidade entre essas tipologias e o espaco publico, considerando a apropriacao deste pelo seus habitantes. Para tal, foi avaliado o caso especifico da orla de Boa Viagem, na cidade do Recife (PE), a qual possui elevada densidade construtiva e quase toda sua ocupacao residencial e verticalizada. A essas edificacoes estao associados o poder social e imagem de prestigio, que exercem forca de atracao ao local como moradia, juntamente com proximidade do acesso praia. Com a finalidade de apreender a percepcao da area pelos seus habitantes e a relacao entre os espacos privados e o publico, foi adotado como abordagem metodologica um olhar mais de perto e sensivel com base nas ferramentas da pesquisa etnografica. O ato de caminhar foi tido como ponto de partida, fonte de informacao e reflexao, e a camera como dispositivo de apoio e extensao do observador. A partir dessa experiencia, foi observado o ato de contemplacao da paisagem mais efetivo do que o proprio uso da orla como espaco publico por parte dos moradores moradores da beira-mar, e uma maior apropriacao da praia por individuos de outras localidades. O que demonstrou o alcance de profundidade do uso da orla inversamente proporcional a distancia da habitacao.
Externo à Instituição - ADRIANA MATTOS DE CAÚLA E SILVA
Presidente - 1349730 - FRANCISCO DE ASSIS DA COSTA