PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR (PPBCM)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
3216-7987/7987

Banca de DEFESA: ROSÂNGELA TARGINO PEREIRA

DISCENTE: ROSÂNGELA TARGINO PEREIRA
DATA: 26/04/2024
LOCAL: Auditório da Direção de Centro do CCEN
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ANTIBACTERIANOS DO COMPOSTO 6H,12HDibenzo[ b,f][1,5]dioxocina-6,12-diona SOBRE LINHAGENS DE Pseudomonas aeruginosa
PALAVRAS-CHAVES: Bioativos sintéticos, atividade bactericida, compostos antipseudomonas
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
RESUMO: O gênero Pseudomonas abarca uma série de microrganismos que têm como forte características o oportunismo à infecção. A Pseudomona aeruginosa, bactéria pertencente ao grupo não difere nesse sentido, é um microrganismo patogênico com índices elevados de infecção, principalmente em ambientes hospitalares, além de estarem associadas a um nível elevado de morbidade e mortalidade. A partir de todas essas preocupações, que tangem os fatores de resistência da P. aeruginosa em relação aos tratamentos clínicos e a inibição de atividade do biofilme, pesquisadores buscam novas alternativas através de novos compostos ou associação elementos químicos capazes de potencializar produtos farmacêuticos com finalidade antibacteriana. Assim a presente pesquisa tem como principal objetivo realizar a avalição da capacidade antimicrobiana da molécula 6H,12H-Dibenzo[b,f][1,5]dioxocina-6,12-diona sobre linhagem de Pseudomonas aeruginosa a partir de testes in vitro. Os protocolos de execução foram desenvolvidos no Laboratório de Microbiologia Ambiental (LAMA), Departamento de Biotecnologia (DB), Centro de Biotecnologia (CBiotec) da Universidade Federal da Paraíba. Para a realização dos testes de bancada utilizou-se da P. aeuruginosa ATCC-25873. A concentração mínima inibitória CIM teve como resultado 10-17M, das micro diluições seriada partindo de 10-2 a 10-17M, sendo este último, a menor concentração nos poços com atividade bacteriostática. Vale ressaltar ainda, que o experimento foi realizado em triplicado (n=3) e análise das placas após 24 horas. O CBM corroborou com os resultados demonstrados na CIM e desta forma conclui-se por meio do desenvolvimento da presente pesquisa que a molécula sintetizada, o Dibenzo, apresentou resultados antimicrobianos significativos e promissores, com eficiência na atividade lítica, atuando na parede celular do patógeno ao qual foi submetido, à ATCC 27853.
Externo ao Programa - 1719738 - MARCELO MORENO
Presidente - 1956521 - RAFAEL DE ALMEIDA TRAVASSOS