PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ERYKA FERNANDA MIRANDA SOBRAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERYKA FERNANDA MIRANDA SOBRAL
DATA: 18/02/2020
LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: Ensaios em Microeconomia Aplicada: estratégias de risco em processo licitatório e análise de política de acesso à água no ambiente escolar
PALAVRAS-CHAVES: Política de acesso à água. Semiárido brasileiro. Infraestrutura escolar. Compras públicas. Medicamentos. Estratégias Competitivas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta tese é composta por dois ensaios não relacionados em microeconomia aplicada. O primeiro ensaio verifica o comportamento persistente de fraudes em processos licitatórios de medicamentos. Foram utilizados dados longitudinais de empresas fornecedoras desses insumos no estado da Paraíba durante o período de 2011-2018 e modelos com dados em painel estáticos e dinâmicos. Os resultados, considerando a heterogeneidade das empresas, validam a hipótese de que, no ambiente de informação imperfeita com ausência de punição percebida, o comportamento de estratégia de risco de entregar medicamentos fora dos padrões de validade está sujeito a persistência temporal por um lado, e, por outro, que sua intensidade é agravada pelo grau de concorrência no processo licitatório. A análise empírica apontou que com valor em risco em anos precedentes preservam cerca de 1/3 dessa incidência nos anos seguintes, o que permite concluir que o problema da persistência do referido comportamento parece estar mais no âmbito da falha de fiscalização e na falta de mecanismo de punição do sistema de compras públicas, do que na ampliação do mercado. Por sua vez, o segundo ensaio avalia os efeitos do Programa Cisterna nas Escolas sobre indicadores que representam melhorias nas condições que promovem ambiente escolar mais saudável e indicadores educacionais de retenção, abandono e desempenho. Para tanto, utilizou-se informações longitudinais de escolas rurais do semiárido brasileiro durante o período de 2007-2016. A metodologia adotada consistiu em duas etapas: (i) primeiramente, estimou-se um modelo de duração semiparamétrico de risco proporcional de Cox para predição de escores de propensão; (ii) em seguida, estimou-se modelos de diferenças em diferença, ponderado pelo escore de propensão, com controle para a heterogeneidade do tempo de exposição ao tratamento, a fim de avaliar o efeito da escola beneficiada pelo programa cisternas no semiárido sobre melhorias nas condições de infraestrutura básica capazes de promover um ambiente saudável e de maior bem estar aos alunos e, consequentemente, sobre indicadores escolares. Os resultados encontrados apontam que política de acesso hídrico é capaz de promover melhorias em infraestrutura básica para um ambiente escolar mais saudável. Em termos de indicadores educacionais não foi evidenciado um padrão regular quanto ao tempo de exposição das escolas ao programa, no entanto, as estimativas calculadas sugerem que há, em média, uma redução na taxa de abandono no ensino fundamental em cerca de 28% e aumento na taxa de aprovação em cerca de 38%, nas escolas do semiárido brasileiro. Tais evidências subsidiam as discussões de continuidade do programa, dado a existência de escolas ainda em 2018 sem acesso à água na região.
Interno - 1813840 - ALESSIO TONY CAVALCANTI DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 3007591 - ANTONIO VINICIUS BARROS BARBOSA