PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: WELLINGTON CHARLES LACERDA NOBREGA

DISCENTE: WELLINGTON CHARLES LACERDA NOBREGA
DATA: 26/02/2016
LOCAL: ppge ccsa ufpb
TÍTULO: INTERAÇÃO ENTRE A POLÍTICA FISCAL E MONETÁRIA: UMA ANÁLISE SOBRE O REGIME DE DOMINÂNCIA VIGENTE NA ECONOMIA BRASILEIRA.
PALAVRAS-CHAVES: Dominância Monetária. Dominância Fiscal. Dívida Pública. Política Monetária. Vetores autorregressivos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o regime de dominância (monetária ou fiscal) vigente na economia brasileira no período de 2003 a 2015. Na primeira parte da abordagem empírica, utiliza-se um modelo de vetores autorregressivos (VAR). As funções resposta ao impulso estimadas sugerem uma autoridade fiscal comprometida com a geração de superávits primários para a estabilização da relação dívida/PIB. Ademais, não foi constatado empiricamente o efeito perverso da política monetária contracionista sobre o câmbio (depreciação) e o prêmio de risco (elevação), mostrando que a política monetária ainda mostra-se crível no controle inflacionário. Estes resultados são fortes indícios da vigência de um regime de dominância monetária, conforme descrito por Sargent e Wallace (1981) e Blanchard (2004), estando em consonância com os resultados encontrados por outros estudos anteriores, tais como Aguiar (2007), Gadelha e Divino (2008), Araújo e Besarria (2014), Ferreira (2015) entre outros. Na segunda parte do trabalho empírico, observou-se uma mudança estrutural significativa na relação entre as variáveis, com impactos (elevação) sobre o endividamento público. Referente a isto, os resultados indicam que, a partir deste momento, a base monetária passou a apresentar uma relação negativa com a dívida, sugerindo que a expansão da base monetária foi utilizada com o objetivo de fechar as contas públicas, levantando alguns indícios da vigência de regime de dominância fiscal para o período recente, conforme descrito por Sargent e Wallace (1981). Por fim, utilizou-se o método de vetores autorregressivos com mudança Markoviana (MS-VAR) no intuito de examinar uma possível mudança de regime na relação entre as variáveis. Os resultados sugerem a existência de dois regimes bastantes persistentes, onde, um regime é caracterizado por uma redução significativa na média da base monetária, e o outro regime pode ser associado a momentos de turbulência econômica e financeira.
Interno - 1522969 - EDILEAN KLEBER DA SILVA BEJARANO ARAGON
Externo à Instituição - NELSON LEITÃO PAES