PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARCELLA BRAGA TAVARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELLA BRAGA TAVARES
DATA: 24/02/2017
LOCAL: SALA MULTIMIDIA CCSA
TÍTULO: COMPETIÇÃO, DESEMPENHO ESCOLAR E QUALIDADE DO PROFESSOR: UMA ABORDAGEM PARA AS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL.
PALAVRAS-CHAVES: Competição, desempenho escolar, qualidade do professor
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta tese e composta por tres capitulos que objetivam identificar como o processo de competicao entre escolas afeta o desempenho do aluno e os mecanismos por meio dos quais a competicao afeta, via aumento da qualidade dos professores, a qualidade da escola do ensino fundamental no Brasil. O capitulo 1 concentrou-se em examinar a mudanca da demanda do ensino publico para o ensino privado dentro classe media baixa, mediante de um modelo composto por duas equacoes, uma funcao de producao educacional e a outra que mostra os determinantes das matriculas das escolas privadas. Para tanto, esse modelo foi estimado por meio dos metodos: Minimos Quadrados em Dois Estagios, SUR e Minimos Quadrados em Tres Estagios aplicados aos microdados do SAEB, para o ano de 2013. Os resultados sugerem uma relacao negativa entre as matriculas das escolas privadas e o desempenho dos alunos das escolas publicas, intuindo-se que esta havendo um processo de substituicao, e este afetando negativamente a eficiencia das escolas publicas. O mesmo resultado foi verificado quando a estimacao foi realizada com o indice de concentracao. O segundo capitulo, teve como objetivo principal fazer uma analise exploratoria para tentar identificar a possivel relacao entre concentracao escolar, nas regioes metropolitanas (RM) do Brasil, e o provavel impacto sobre o desempenho do aluno. Para tanto, realizou-se duas estimacoes, a primeira por meio do efeito fixo entre as escolas nas RM, nas cinco maiores RM, regiao Norte-Nordeste e Centro-Sul e em seguida o modelo semi parametrico de Yatchew. Os resultados mostraram que em todas as estimacoes ha uma relacao negativa entre concentracao e desempenho escolar, sugerido que um ambiente menos concentrado, ou seja, mais competitivo, pode corroborar com uma melhora nas notas dos testes padronizados dos alunos, afetando positivamente a eficiencia do setor publico educacional. Verificado as evidencias do capitulo 2, o capitulo seguinte busca identificar os mecanismos por meio dos quais a competicao afeta, via aumento da qualidade dos professores, a qualidade da escola, nas RM do Brasil. Para tal, testou-se a hipotese de que uma competicao mais acirrada conduzira a menores variacoes na qualidade do ensino dentro das escolas. A abordagem empirica deste trabalho baseou-se na metodologia desenvolvida em Rivkin, Hanushek e Kain (2001, 2010). O modelo foi estimado, atraves de um “falso painel”, construido por meio de coortes utilizando o modelo de efeitos fixos, estimado por LSDV (Least Squares Dummy-Variable Model) e por GLM (com residuos de OLS). Utilizou-se como principal efeito da variacao dentro da escola na qualidade do professor e (rotatividade), o termo de interacao que identifica como a variacao na qualidade do professor e afetada por diferentes graus de concentracao nas areas metropolitanas. Um dos principais resultados sugerem que o aumento na qualidade media do professor, para um dado grau, aumenta as notas medias dos estudantes no mesmo grau.
Externo à Instituição - FRANCISCO CRIBARI NETO
Externo à Instituição - GUILHERME DINIZ IRFFI