PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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3216-7797
Noticias
Banca de QUALIFICAÇÃO: RAÍSSA LIMA TOSCANO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAÍSSA LIMA TOSCANO
DATA: 25/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Uso de recursos a distância
TÍTULO: Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação da
integração ensino-serviço-comunidade nos cursos de graduação em Odontologia
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Odontologia; Estudos de validação; Serviços de
Integração Docente-Assistencial
PÁGINAS: 100
RESUMO: Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em
Odontologia apontam a necessidade dos cursos introduzirem nos seus projetos
pedagógicos o Sistema Único de Saúde (SUS). A inserção do graduando nos
cenários de práticas do SUS ocorre, prioritariamente, por meio dos Estágios
Supervisionados, que objetivam fomentar a integração ensino-serviço-comunidade.
Diante do contexto atual da graduação em Odontologia, é possível verificar lacunas
no ensino utilizando o SUS como um cenário real de aprendizagem, sinalizando a
falta, inclusive, de instrumentos que avaliem a formação e os estágios. Dessa
forma, torna-se necessário o desenvolvimento de instrumentos de mensuração dê
ofertem objetividade ao processo avaliativo para que seus resultados se desdobrem
em mudanças e melhorias na qualidade da formação profissional. Objetivo:
Desenvolver e validar um instrumento para avaliar a integração ensino-serviçocomunidade nos cursos de graduação em Odontologia. Metodologia: Realizou-se
um estudo indutivo com procedimento estatístico e técnica da documentação direta
do tipo transversal. A construção do instrumento aconteceu a partir da
fundamentação teórica sendo definidas as dimensões, itens e escalas de resposta.
Uma pré-consulta do instrumento foi realizada por profissionais da área da
formação e saúde, com objetivo de verificar a consistência dos itens e a adequação
da escala Likert. Em seguida, a primeira etapa do Consenso Delphi, em que um
comitê composto por doze juízes especialistas avaliaram os itens quanto à clareza objetividade, precisão e relevância e se as escalas Likert refletiam adequadamente
o que se esperava medir. Utilizou-se como procedimento estatístico o Índice de
Validade de Conteúdo. Sugestões quanto modificações, inclusão ou eliminação de
itens puderam ser feitas determinando quais itens passarão a compor a versão para
segunda etapa do Consenso Delphi. Ao fim da segunda etapa obteremos a versão
final do instrumento que será aplicado na população-alvo, 54 coordenadores de
odontologia, para testar a funcionalidade do mesmo. Resultados: Na primeira
avaliação 5 dimensões e 36 itens foram avaliados, onde 23 itens foram
reformulados, 1 excluído e 4 novos criados. Na segunda avaliação, 5 dimensões e
39 itens foram avaliados, sendo 18 validados em sua forma original por terem
alcançado o IVC ≥ 0,8 e os demais reformulados ou excluídos por atingiram o IVC <
0,8. Na Dimensão 1, os itens 1, 4, 6, 8 e 9 foram reformulados. Na Dimensão 2, os
itens 12 e 13 foram reformulados e o 15 excluído. Na Dimensão 3 foram
reformulados os itens 18, 19 e 21. Na Dimensão 4 os itens 25, 26, 27, 28, 29 e 31 e
na Dimensão 5 os itens 33, 34, 35 e 39 foram reformulados e 2 novos itens foram
inseridos. Ambas escalas Likert sofreram modificações. Conclusão: O processo de
validação está em andamento e o método do Consenso de Delphi permite que o
instrumento já se apresente com propriedades de medidas adequadas, capaz de
estabelecer uma relação entre o domínio do coordenador do curso de graduação
em Odontologia e a integração ensino-serviço-comunidade. O instrumento final
proposto representa uma alternativa de avaliação da formação em Odontologia
numa perspectiva de aprendizagem com vistas ao SUS.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO LEITE CAVALCANTI
Interno - 1222510 - EDSON HILAN GOMES DE LUCENA
Presidente - 2332212 - YURI WANDERLEY CAVALCANTI