PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

Teléfono/Extensión
3216-7335/7335

Lançamento de livro Português como segunda língua para surdos

A professora do PPGL Edneia de Oliveira Alves fará o lançamento de seu livro Português como segunda língua para surdos: iniciando uma conversa, em live no dia 23/04/2021, às 19h00. Em breve divulgaremos o canal.

O livro Introdução ao ensino de língua portuguesa como L2 para surdos apresenta aspectos introdutórios sobre a metodologia de ensino a esse público. Tais aspectos surgiram da experiência da autora em suas aulas com alunos surdos ministradas por meio de aplicação de projetos. É um livro que segue um padrão didático de apresentação das temáticas e as apresenta de forma exemplificada para que o leitor possa visualizar a aplicação da proposta metodológica que o livro traz.

Já no início, o leitor pode ter uma visão geral sobre os princípios teóricos que norteiam a proposta metodológica apresentada, dentre os quais se destaca a teoria histórico-cultural. Essa teoria propõe olhar para o objeto analisado de forma complexa, assim, entende-se que o ensino/aprendizagem é um fenômeno complexo tenso porque há diversas variáveis interferentes nesse processo. Dessa forma, as escolhas metodológicas são realizadas a partir dos aspectos histórico-culturais desses alunos, portanto, apontando para sua demanda e para a formação do pensamento crítico.

Sendo assim, a partir de um eixo temático, há a descrição da metodologia utilizada para o ensino dos conteúdos que envolvem o ensino de língua portuguesa como segunda língua. O aspeto fundamental dessa metodologia é a exploração da percepção visual do surdo e o entrecruzamento da cultura linguística da língua portuguesa e da língua de sinais. Além desse aspecto, utilizamos como meio de comunicação a Libras, o trabalho é voltado para grupo-classe composto apenas por surdos, adotamos estratégia comparativa de ensino gramática e ensino de repertório vocabular.