Palestrantes convidados/as da edição 2022
Profa. Drª Ana Maria Lisboa de Mello (PPGLEN/UFRJ/CNPq)
Profª Drª Anélia Montechiari Pietrani (NIELM/UFRJ)
Profª Drª Camila Ventura Frésca (USP)
Profa. Dra. Constância Lima Duarte (UFMG/CNPq)
Profa. Drª Cristiane Rodrigues de Souza (UFMS)
Profª Drª Cristina Beatriz Fernández (U. Mar del Plata/UNMDP)
Prof. Dr. Cristhiano Motta Aguiar (Mackenzie)
Profª Drª Flávia Camargo Toni (IEB/USP)
Dr. Frederico Antonio Camillo Camargo (IEB/USP)
Profª Drª Karina Marques (Université de Poitiers)
Prof. Dr. Manoel Aranha Corrêa do Lago (Unirio/IEB/USP)
Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes (IEB/USP
Profª Drª Maria Luiza Guarnieri Atik (Mackenzie)
Prof. Dr. Michel Riaudel (Sorbonne Université)
Profª Drª Regina Maria Salgado Campos (USP)
Profª Drª Renata Rufino da Silva (CEFET/RJ)
Profa. Drª Solange Fiuza Cardoso Yokozawa (UFG/CNPq)
EMENTA E SIMPÓSIOS: Esta edição propõe a ampliação e a divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos estudos literários de pós-graduação e tem como meta homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna e aprofundar o debate sobre os impactos e os desdobramentos desse evento – um marco em nossa historiografia cultural – nos Modernismos do Século XX. Propomos reflexões sobre as interseções entre ARTE e LITERATURA a partir de diferentes relações estéticas e ideológicas, de forma interdisciplinar, para ressaltar aspectos teórico-metodológicos das abordagens modernistas e contemporâneas próprias dos comparativismos entre os sistemas literários e os diferentes sistemas artísticos que impulsionaram reflexões sobre o nacionalismo crítico, a antropofagia cultural e a resistência artística diante de contextos autoritários e opressores. Nesse sentido, propomos reflexões sobre as relações entre as diferentes abordagens da literatura e sua recepção em diversos contextos, ressaltando obras e autores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que nos convidam a revisar as desigualdades sociais presentes na historiografia literária. Respeitando a diversidade de pesquisas em tornos das produções literárias e artísticas que atravessaram esse último 100 anos, o espaço dos simpósios está, portanto, aberto a diversas abordagens teóricas, possibilitando a apresentação de comunicações vinculadas às opções abaixo:
Simpósio 1: Homenagem à Semana de Arte Moderna: obras e escritores/as pioneiros/as
Simpósio 2: Vanguardas, manifestos e revistas: as diversas roupagens modernistas
Simpósio 3: As ondas líricas e épicas da poesia modernista/contemporânea
Simpósio 4: Articulações intersemióticas entre textos modernistas e as artes
Simpósio 5: Crítica literária feminista: resgate e visibilidade da autoria feminina modernista
Simpósio 6: Estudos de gênero e de sexualidades em obras modernistas
Simpósio 7: Pós-colonialismo e decolonialidades em autores/as afro-brasileiros/as e indígenas
Simpósio 8: O imaginário mítico em textos modernistas/contemporâneos
Simpósio 9: Estudos de narrativas modernistas: rupturas e renovações
Simpósio 10: Estudos comparados entre obras modernistas brasileiras e estrangeiras
Simpósio 11: As faces do regionalismo em textos modernistas/contemporâneos
Simpósio 12: Ecos do modernismo nos estados brasileiros: autores e obras
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Ampliar debates e reflexões sobre repercussões dos eventos de 22 nas diferentes fases do Modernismo no Brasil até a contemporaneidade, divulgando trabalhos relacionados ao diálogo entre literatura e outras artes e outros saberes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Promover a difusão de pesquisas sobre a Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos na literatura e nas artes brasileiras desenvolvidas em programas de pós-graduação de Letras e áreas afins;
· Viabilizar troca de experiências entre pesquisadores/as dos Estudos Literários de grupos de pesquisas cadastrados no diretório do CNPq com estudiosos/as de diferentes instituições e regiões do país e do exterior;
· Promover a integração de pesquisadores da graduação e pós-graduação da área de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe e das demais universidades participantes;
· Divulgar os trabalhos apresentados no evento em coletâneas de periódicos, e-books e anais.
As inscrições estão disponíveis de 01/05 a 30/06 de 2022 pelo site do evento. O evento receberá taxa de inscrição para confecção do certificado do ouvinte e taxa de publicação para pesquisadores/as que apresentem proposta de comunicação para as modalidades Anais com ISSN e E-book com ISBN. Seguem, abaixo, as orientações sobre envio de resumo e de taxa de publicação, bem como sobre critérios de seleção e publicação.
INSCRIÇÕES PARA COMUNICAÇÕES COM TAXA DE PUBLICAÇÃO
Para apresentação de comunicação em simpósio temático: envio de resumo e comprovante de depósito da taxa de publicação via site.
Prazo de Inscrição: As propostas de resumos devem ser enviadas entre 01 de maio e 30 de junho de 2022
Público alvo: As inscrições para apresentação de comunicações podem ser feitas por: graduando/a vinculado/a ao PIBIC/IC em coautoria com o/a orientador/a e pesquisador/a vinculado/a a programas de Pós-graduação em Letras e áreas afins: mestrando/a, doutorando/a, mestre/a e doutor/a. (SÓ PODE HAVER UMA PARTICIPAÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO PARA AUTOR OU CO-AUTOR)
Como efetivar sua inscrição para apresentar comunicação: Para concretizar sua inscrição e ter direito ao certificado de apresentação de comunicação, o participante deverá pagar a taxa de publicação conforme sua formação acadêmica e anexar ao site, que pedirá os seguintes dados pessoais e o seu resumo:
NOME COMPLETO (SEM ABREVIATURAS): exemplo: CRISTINA AUGUSTA SOUSA NUNES |
CPF: |
Instituição de vínculo: |
Formação acadêmica: |
E-mail: |
1 – Modelo de resumo:
Título, autor (se houver, coautor abaixo) com sua(s) respectiva(s) instituição(ões), resumo e palavras-chave (Formato doc, de 5 a 8 linhas, fonte arial, tamanho 12, espaço simples); Formato da página: Margens da folha A4: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.
Dados indispensáveis para aprovação
Simpósio ao qual se vincula: especificar o de sua preferência
Título: centralizado de APENAS uma linha em caixa alta (letras maiúsculas em negrito).
Exemplo:
SIMPÓSIO: Homenagem à Semana de Arte Moderna: obras e autores pioneiros/as
TÍTULO: A HISTÓRIA DO REGIONALISMO NA LITERATURA BRASILEIRA
Autor: (com vínculo institucional e sua titulação de professor/a ou especificação do curso em andamento: mestrando/a, doutorando/a, etc.) Exemplo: Maria Juliana Duarte (doutoranda/UFS)
Resumo: O resumo deve ser bem objetivo, claro e direto. Faça um panorama de sua comunicação com tema, objetivo, recorte, metodologia, obra e autor analisado. Dê relevância ao seu objetivo e ao campo teórico que será usado para chegar aos resultados desejados.
Palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por vírgula.
VALORES PARA A TAXA DE PUBLICAÇÃO E CERTIFICADOS
Categoria dos participantes |
Valor até 31/05 |
Valor até 30/06 |
Ouvinte (cadastro para certificado) |
$ 10,00 |
$ 10,00 |
Graduando/a vinculado/a ao Pibic/IC |
$ 30,00 |
$ 40,00 |
Graduado/a ou mestrando/a |
$ 40,00 |
$ 50,00 |
Mestre ou doutorando/a |
$ 50,00 |
$ 60,00 |
Doutor/a |
$ 60,00 |
$ 70,00 |
Para a taxa de publicação, a operação bancária pode ser feita, por meio de depósito/transferência ou PIX, na conta corrente:
Banco do Brasil
Agência: 3546-7
Conta: 53.447-1
CNPJ: 28.097.956/0001-72 (para transferência bancária)
Titular da conta: Editora Criação / Adilma Menezes Oliveira ME
OU PIX pelo CNPJ da Editora Criação: 28097956000172
Observação: Apenas em caso de resumo não aprovado e não ajustado a partir das orientações dos/as avaliadores/as, a taxa de publicação será devolvida.
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE COMUNICAÇÕES
Cada pesquisador/a só poderá apresentar um trabalho como autor/a ou coautor/a (SÓ PODE SER COAUTOR/A O PROFESSOR/A ORIENTADOR/A). Sugere-se que sejam apresentadas pesquisas já concluídas ou em andamento que estejam relacionadas às temáticas dos simpósios.
Critérios acadêmicos para seleção de resumo:
a) fundamentado teoricamente e respeite a estrutura de um trabalho científico com uma síntese: objetivo, recorte, campo teórico, resultados esperados;
b) recorte da análise deve está adequada aos temas dos simpósios;
c) o trabalho a ser apresentado deve ser pautado pelo ineditismo e sem plágio de trabalhos anteriores (resumos e textos já publicados em outros eventos poderão ser descartados pelo Conselho Editorial).
Só serão aceitos resumos dentro dos prazos e seguindo as normas publicadas nesta Chamada.
Atenção: O certificado de apresentação será fornecido somente a autores/as que ficarem conectados/as durante as falas de seu simpósio. Quando o/a autor/a não puder apresentar sua fala, não será permitida a apresentação de trabalho por terceiro/a.
Mais detalhes no site: https://editoracriacao.com.br/silc/