PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA TOSCANO DE BRITTO AQUINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA TOSCANO DE BRITTO AQUINO
DATA: 13/07/2012
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Aula do PRODEMA
TÍTULO: Educação Ambiental em Unidades de Conservação: vivências educativas em escolas do entorno do Parque Estadual Mata do Pau-Ferro (Areia/PB)
PALAVRAS-CHAVES: Unidade de conservação, educação ambiental, biodiversidade e meio ambiente.
PÁGINAS: 40
RESUMO:

As áreas ambientais protegidas constituem-se numa ferramenta mundial mais eficaz e econômica para a conservação da biodiversidade contribuindo para a preservação e conservação dos recursos ambientais, e que teve sua disseminação em decorrência da devastação indiscriminada do homem. Desse modo, fica evidente a necessidade de sensibilizar os indivíduos para a importância da preservação e conservação do meio ambiente, através da educação ambiental. Esta definida como um processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem novos valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e sua sustentabilidade. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo geral: contribuir para o estabelecimento de um processo educativo com a comunidade escolar por meio de ações de educação ambiental, de forma a divulgar a importância do Parque Estadual Mata do Pau Ferro para a conservação da biodiversidade, e específicos: (i) analisar a percepção ambiental de duas escolas do município de Areia sobre a UC; (ii) promover oficinas pedagógicas (iii) sensibilizar os educandos do Ensino Fundamental II para a importância da conservação da biodiversidade ressaltando o papel das Unidades de Conservação neste processo; (iv) realizar atividades lúdico-pedagógicas com os atores sociais envolvidos através de temáticas ambientais tendo como eixo norteador a UC; (v) estimular a produção de materiais pedagógicos que possam contribuir para o desenvolvimento de programas de EA voltados para a UC, Visando uma maior sensibilização dos atores envolvidos; e (vi) desenvolver estudos do meio e trilhas interpretativas na Mata do Pau-Ferro com educandos e docentes com o intuito de sensibilizá-los para a real conservação desta UC. Para atingir tais objetivos, foi necessário percorrer três etapas: a primeira etapa consistiu no pré-teste, com objetivo de conhecer as percepções dos alunos acerca do meio ambiente, unidade de conservação, biodiversidade e educação ambiental; a segunda etapa diz respeito às oficinas pedagógicas cujo objetivo era proporcionar aos participantes da pesquisa conhecimentos acerca da temática ambiental tendo como eixo norteador a UC. E a terceira etapa pós-teste, teve a finalidade de constatar se os participantes apresentaram alguma mudança da percepção do ambiente em relação a temática Mata Atlântica e suas problemáticas ambientais. Por fim, espera-se que os achados contribuam no sentido de promover um processo de conscientização visando estabelecer uma forma de utilização por parte da sociedade com o mínimo de impacto nos recursos naturais, além de levar a comunidade escolar a adotar práticas de educação ambiental incorporando a UC Parque Estadual Mata do Pau-Ferro nas suas atividades diárias, dentro dos conteúdos curriculares. Bem como, sensibilizar os atores sociais envolvidos sobre a importância da biodiversidade ressaltando o papel das UC nesse processo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 1575021 - MARIA DE FATIMA CAMAROTTI
Interno - 336613 - MARISTELA OLIVEIRA DE ANDRADE