PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: HUGO DA SILVA FLORENTINO

DISCENTE: HUGO DA SILVA FLORENTINO
DATA: 30/11/2013
LOCAL: Auditório do CE
TÍTULO: Educação Ambiental no Bioma Caatinga: por uma formação continuada de professores no município de Sumé-PB
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores. Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Bioma Caatinga.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A formação continuada de professores é uma forma de trazermos para o centro da discussão, não só novas maneiras de ensinar e transmitir o conhecimento, mas também de refletirmos a forma como os professores chegam e atuam em sala de aula. Objetivou-se desenvolver estudos e intervenções pedagógicas de Educação Ambiental no Bioma Caatinga a partir de processos de formação continuada de professores do município de Sumé-PB.Trata-se de uma pesquisa qualitativa com ênfase nos pressupostos da teoria do Biorregionalismo, da etnografia escolar e da fenomenologia. Foi desenvolvida durante o ano de 2012 com 50 professores do Ensino Fundamental das escolas de Sumé-PB. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: (1) diagnóstico e demandas de intervenção, através da aplicação de questionários, observação participante e conversas informais; (2) Processo de Formação Continuada, através de diferentes atividades educativas e lúdico-pedagógicas; (3) processo avaliativo, utilizando diferentes técnicas e instrumentos de avaliação. A partir do diagnóstico inicial e após o processo de formação continuada foi possível constatar mudanças de concepções e de comportamento dos professores, pois os resultados indicaram inicialmente a falta de conhecimento acerca dos conceitos, objetivos e princípios da EA e temas correlatos, assim como a dificuldade de inserção destes no contexto escolar; Ausência de integração e articulação interdisciplinar entre os professores e as escolas; e a falta de acesso as informações, bem como a inexistência de materiais didáticos. Após o processo de formação, percebe-se uma mudança de atitude e postura, passando a perceber o ambiente como uma questão também socioambiental e presente em qualquer disciplina, e não apenas as ciências naturais e biológicas. Na medida em que se procurou entender as percepções antes e depois do processo e as práticas pedagógicas dos professores em formação, criou-se a possibilidade de construir soluções e oferecer subsídios teóricos e metodológicos para inserção da EA em seu contexto escolar. Portanto, os estudos e as intervenções realizadas nessa pesquisa, propiciaram a reconstrução de um novo comportamento, sensibilizando o professor sobre se papel ecológico, mostrando caminhos e alternativas para um ensino contextualizado e participativo, e assim, perceber que não basta “conhecer”, é preciso “saber”, “fazer” e “ser”, e isso só é possível através de um processo de formação de um professor crítico, numa perspectiva transformadora e emancipadora.

Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Externo ao Programa - 338338 - JORGE CHAVES CORDEIRO