PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: KARINE DE ANDRADE CALADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINE DE ANDRADE CALADO
DATA: 19/02/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do PRODEMA
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: as percepções,concepções e ações dos participantes do Programa Projovem Adolescente deBorborema-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Programa Projovem Adolescente. Participaçãojuvenil. Meio Ambiente.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: A Educação Ambiental é um desafio complexo para os educadores e sociedade emgeral, pois implica em um processo de transformação contínuo no pensar, e,especialmente no agir dos indivíduos. Busca superar a fragmentação quanto ao trato das questões que contribuem e/ou produzem a degradação do Meio Ambiente. Esseprocesso educativo tem um pootencial de articular as teias que regem a coletividade,fornecendo respostas compatíveis com a realidade, ou seja, com as reais necessidades dapopulação, predominando um pensamento racional quanto aos recursos naturais. Oestudo em questão visa averiguar as percepções e concepções dos participantes doPrograma Projovem Adolescente de Borborema-PB sobre a Educação Ambiental,discutindo seus conceitos, a participação juvenil, as novas ferramentas como aEducomunicação, e as especificidades do programa. A pesquisa realizou-se com 18adolescentes, na faixa etária de 15 a 17 anos, sendo a maioria, beneficiários doPrograma Social Bolsa Família. O Programa Projovem Adolescente está vinculado aAssistência Social, sendo desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social,instituição que atende indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e riscosocial. A pesquisa ocorreu entre os meses de julho a dezembro de 2012. O tipo depesquisa escolhido foi a qualitativa com a utilização do método fenomenológico,recorrendo-se a observação participante e a utilização de questionários para coletar osdados. Foi aplicado um pré-teste e um pós-teste com os 18 adolescentes, bem como seefetivaram oficinas pedagógicas, uma campanha de sensibilização e a exposição deencerramento com as produções feitas pelos participantes do Programa ProjovemAdolescente durante as oficinas. A apreciação dos dados foi feita a partir da análise deconteúdo, com a categorização das respostas. Como resultados, notou-se que osadolescentes investigados têm certa consciência em relação à Educação Ambiental e aoMeio Ambiente. Bem como foram protagonistas das ações propostas, transformando-seem multiplicadores da Educação Ambiental. Despertando para a necessidade dodesenvolvimento de mais ações educativas que cooptem a participação não só dajuventude, mas de todos os cidadãos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Presidente - 1575021 - MARIA DE FATIMA CAMAROTTI
Externo à Instituição - RAMIRO GUSTAVO VARELA CAMANHO