PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: CAMILA SIMOES GOMES

DISCENTE: CAMILA SIMOES GOMES
DATA: 31/03/2014
LOCAL: Auditório do PRODEMA
TÍTULO: Educação ambiental na Educação de Jovens e Adultos: atividades vivenciais como instrumento de sensibilização em uma escola pública no cariri paraibano
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Percepção Ambiental, Bioma Caatinga, Educação contextualizada
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Diante da atual crise ambiental que enfrentamos a Educação Ambiental (EA) é comumente apontada como uma ferramenta capaz de promover uma reflexão na sociedade sobre as atitudes e posturas tomadas frente ao meio ambiente (MA). Diante disto, a escola se configura como um espaço indicado para a discussão e reflexão de tais temas. Reflexão esta que torna-se ainda mais necessária quando se considera a Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino cuja clientela possui uma relação pré-estabelecida com o MA e carece de práticas pedagógicas que estimulem seu protagonismo visando ao desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes. No presente trabalho, realizado numa escola pública no município de Serra Branca - PB, cariri paraibano, foram desenvolvidas atividades de EA em 3 turmas do ensino médio da EJA, buscando sensibiliza-los sobre a necessidade de conservação da biodiversidade no Bioma Caatinga. Durante a realização do trabalho, foram utilizados elementos da pesquisa qualitativa como a etnografia escolar, a fenomenologia, além da teoria do biorregionalismo. O trabalho iniciou-se com o diagnóstico da percepção ambiental dos educandos sobre as questões relativas à EA, às temáticas ambientais e a diversidade biológica do bioma Caatinga e em seguida foram desenvolvidas atividades educativas de EA em sala de aula. Nestas atividades foram trabalhados temas como características gerais e particularidades da região, flora e fauna terrestre e aquática do bioma, além de discutir sobre principais impactos ambientais encontrados na Caatinga. Por meio da análise dos dados, foi possível perceber que os educandos possuíam uma visão generalizante sobre a EA, entendiam o MA como Natureza e a Caatinga como uma vegetação seca e sem vida. Ao final das atividades, porem estas visões foram substituídas por uma perspectiva conservacionista da EA e de MA como lugar para viver e a ideia de que a Caatinga é uma região pobre em biodiversidade não estava mais presente em seus discursos. Ao longo da pesquisa, foi possível observar mudanças em relação ao discurso dos educandos que passaram a reconhecer a importância e a riqueza biológica deste bioma e a expressar um sentimento de valorização da região, confirmando que atividades contínuas de EA podem de fato contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e ambientalmente responsáveis.
Externo ao Programa - 1030013 - APARECIDA DE LOURDES PAES BARRETO
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO