PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: WELLINGTON MARCHI PAES

DISCENTE: WELLINGTON MARCHI PAES
DATA: 29/04/2014
LOCAL: Auditório do PRODEMA
TÍTULO: TECNOLOGIAS SOCIOAMBIENTAIS DE SANEAMENTO COMO FORMA DE MELHORIA NA QUALIDADE DA VIDA EM COMUNIDADESCARENTES
PALAVRAS-CHAVES: Biotecnologias, Tanque de Evapotranspiração, Círculo debananeiras, Permacultura, Comunidades periurbanas, Saneamento ambiental
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Técnicas permaculturais são alternativas que vêm sendo desenvolvidas, nointuito de produzir uma cultura permanente que reintegra o ser humano ao ambiente,levando em consideração a observação do meio natural e a experimentação no intuitode aprimorar os diversos fatores que estão auxiliando a degradar a vida e a natureza.Dessa forma, busca restituir o equilíbrio na natureza que as ações humanas têmquebrado. A falta de saneamento básico tem trazido muitas consequências negativas,tanto à saúde humana, quanto ao ambiente, dessa forma, gerenciar os resíduosgerados, sejam sólidos ou líquidos deve estar entre as prioridades de todos osgovernos municipais. Como nas áreas periurbanas há menos investimento nesta áreaque nas áreas urbanas, ações que diminuam os impactos dos resíduos, no sentido deeliminar as fontes de poluição difusa, como os esgotos domésticos são essenciais.Assim, este trabalho visou realizar ações demonstrativas de como os resíduos sólidose líquidos podem ser aliados e aproveitados de forma sustentável na produção dealimentos. Foram realizadas atividades de permacultura, na área de plantio de hortasagroecológicas, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental de Nova Vida, noassentamento Nova Vida, Pitimbu, PB; de reuso de resíduos sólidos na comunidadequilombola de Ipiranga, no distrito de Gurugi, Conde, PB e a implantação de tanquesde evapotranspiração (fossas ecológicas para o tratamento de águas negras) noCondomínio Amizade e círculos de bananeiras, para o tratamento de águas cinzas,em Engenho Velho, João Pessoa, e no remanescente quilombola de Mituaçu, noConde, PB. Verificou-se uma grande dificuldade em que as comunidades fossemmotivadas para o desenvolvimento das atividades propostas, e apenas poucaspessoas participaram. Após as ações desenvolvidas, no entanto, verificou-se asatisfação de todos os que participaram. Como o objetivo deste projeto era a inserçãode algumas tecnologias nas comunidades, para servir de modelo para a suareplicação, por outros comunitários, podemos dizer que para além dos resultadospositivos da implantação das tecnologias por si, visto que melhorou bastante as áreasem que foram aplicadas, pela eliminação de esgotos a céu aberto, houve a divulgaçãodas técnicas, que já foram aplicadas em outros locais, o que demonstra a apropriaçãodessas metodologias, pelas comunidades.
Externo ao Programa - 1025105 - LIGIA MARIA TAVARES DA SILVA
Presidente - 2335304 - MARIA CRISTINA BASILIO CRISPIM DA SILVA