PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LUANNY DANTAS DE BRITO

DISCENTE: LUANNY DANTAS DE BRITO
DATA: 30/09/2021
LOCAL: meet
TÍTULO: POTENCIAL DE USO DE MACRÓFITAS E BIOFILME COMO FERRAMENTA DE BIORREMEDIAÇÃO NA LAGOA FACULTATIVA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE MAMANGUAPE-PB
PALAVRAS-CHAVES: biorremediação, tratamento de efluentes, macrófitas flutuantes, fitorremediação.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada
RESUMO: Uma das principais causas de poluição dos corpos hídricos é o lançamento de efluentes sem tratamento apropriado, gerando uma série de problemas ambientais, como a poluição hídrica, diminuição da biodiversidade aquática e a eutrofização. Para proteger os recursos ambientais, é crescente o investimento em tecnologias de tratamento de esgotos. Uma ferramenta considerada eficiente e economicamente viável é a biorremediação. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial de uso do biofilme e das macrófitas flutuantes como ferramenta de biorremediação na Estação de Tratamento de Esgotos de Mamanguape-PB. Devido a problemas estruturais, os módulos de biofilme afundaram alguns dias após sua implantação, impossibilitando a análise dessa ferramenta biorremediadora. A pesquisa então seguiu e avaliou-se a eficiência da fitorremediação com a presença de diferenças densidades de macrófitas na lagoa facultativa da ETE. Para tanto, foram implantadas estruturas contendo macrófitas das espécies Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes. Foram realizadas coletas de amostras de água em pontos de entrada e saída da Lagoa Facultativa, e posteriores análises laboratoriais de indicadores de qualidade de água (pH, oxigênio dissolvido, potencial de oxirredução, amônia, nitrito, nitrato, ortofosfato, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos e Clorofila a) antes da implantação do sistema (controle), quando estavam presentes pouca quantidade de macrófitas na lagoa e quando tinham muitas macrófitas. Os dados adquiridos foram analisados estatisticamente através do software R, e também de acordo com a capacidade de depuração dos parâmetros. Diante dos resultados obtidos verificou-se que no tratamento com poucas macrófitas a quantidade de nitrito e nitrato chegou a ser nula. Ambos tratamentos fitorremediadores foram mais eficientes na depuração de clorofila a do que o tratamento convencional. A fitorremediação com maior densidade de macrófitas foi eficiente para tornar os valores de pH mais próximos aos aceitáveis para lagoas facultativas; tornou o potencial de oxirreduação mais regular, favorecendo o surgimento de condições oxidantes na entrada e na saída da lagoa, situação que não ocorria com o tratamento convencional; e elevou os níveis de OD entre a entrada e a saída da lagoa, enquanto que nos outros dois tratamentos ocorreu uma diminuição. Além disso após a fitorremediação houve um aumento na biodiversidade local em que as macrófitas aquáticas foram utilizadas com habitat para diferentes espécies. Conclui-se então que a fitorremediação é uma ferramenta com potencial para tratar efluentes, e que a quantidade de macrófitas utilizada no biotratamento influencia no processo, sendo válido o desenvolvimento de mais pesquisas utilizando diferentes densidades de macrófitas para o biotratamento, principalmente dentro de Estações de Tratamento de Efluentes, para que se possa haver uma melhor avaliação quanto a seu potencial biorremediador em diferentes unidades de tratamento.
Interno - 1117951 - GUSTAVO FERREIRA DA COSTA LIMA
Externo à Instituição - VIVIAN MARIA DE ARRUDA MAGALHAES