PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CLARA RODRIGUES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CLARA RODRIGUES DE LIMA
DATA: 15/12/2021
LOCAL: meet.google.com/hyx-gjpu-uet
TÍTULO: AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUAS DO RIO PARAÍBA E DETERMINAÇÃO VOLTAMÉTRICA DE CARBENDAZIM DECORRENTE DE ATIVIDADE AGRÍCOLA NA MATA PARAIBANA
PALAVRAS-CHAVES: Carbendazim, Pesticidas, Voltametria de Pulso diferencial, Eletrodo de Pasta de carbono, Análise de águas.
RESUMO: Estudos científicos pelo mundo vêm sendo desenvolvidos para reduzir e prevenir a poluição de corpos hídricos e proporcionar um aumento na eficiência dos monitoramentos de contaminantes nessas águas. Os pesticidas têm despertado atenção de pesquisadores sob variados aspectos, como o controle dos níveis de contaminação em níveis traço desses compostos em diferentes matrizes ambientais. O desenvolvimento de metodologias analíticas capazes de identificar e quantificar esses compostos, tem se mostrado relevante devido à sua natureza tóxica, carcinogênica e mutagênica. Assim, o presente trabalho visa a avaliação da qualidade das águas do Rio Paraíba, por meio do monitoramento dos parâmetros físicos e químicos e da presença do pesticida Carbendazim (CAR) utilizando a voltametria como método de análise para avaliar a concentração deste contaminante. O CAR (97,0%) e todos os demais reagentes utilizados para desenvolvimento do método voltamétrico foram adquiridos da Sigma-Aldrich. Soluções estoque de CAR (1 x 10-2 mol L-1) foram preparadas em ácido sulfúrico (eletrólito de suporte) 0,1 mol L-1, com diluições posteriores realizadas conforme o interesse de análise. Um eletrodo de pasta de carbono (EPC), de preparação artesanal, foi empregado como eletrodo de trabalho, misturando-se pó de grafite (75%) e óleo mineral (25%), com contato elétrico feito através de uma haste de cobre e Ag/AgCl e um fio de platina como eletrodos de referência e auxiliar, respectivamente. As variáveis operacionais (amplitude de pulso (a) de 25 mV, um tempo de modulação (tm) de 70 ms, um incremento de potencial (∆Es) de 2 mV e v de 5 mV s-1) da técnica de voltametria de pulso diferencial (VPD) foram otimizadas através e planejamentos fatoriais 23 e a curva analítica foi construída através do método de adição de padrão. Amostras de águas do Rio Paraíba e de água potável foram coletadas em três pontos distintas e analisadas pelo método voltamétrico desenvolvido. A eletroatividade de CAR foi verificada por voltametria cíclica, sendo observado um comportamento eletroquímico bastante complexo, com o processo de oxidação identificado em escolhido para fins analíticos usando a técnica de VPD. O método voltamétrico desenvolvido apresentou uma faixa linear dinâmica de 9,9 × 10-7 a 4,5 × 10-5 mol L-1, com limite de detecção (LD) de 3,9 × 10-7 mol L-1 (74, 9 µg L-1). O método não detectou contaminação por CAR em nenhuma das amostras analisadas, pois possivelmente os teores deste contaminante ficaram abaixo do limite de detecção do método. A simplicidade, rapidez de análises e baixos custos de aquisição e operação do instrumento, além da versatibilidade de confecção desse tipo de eletrodo no próprio laboratório, constituem a grande vantagem do método. Por fim, os resultados aqui obtidos evidenciam estudos futuros promissores envolvendo eletrodos de pasta de carbono modificados, visando limites de detecção ainda menores para a determinação de CAR em alimentos, em águas superficiais, subterrâneas e, consequentemente, em águas destinadas ao consumo humano.
Presidente - 2054462 - WILLIAME FARIAS RIBEIRO
Interno - 2335304 - MARIA CRISTINA BASILIO CRISPIM DA SILVA