PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARIA LUISA PALITOT REMÍGIO ALVES

DISCENTE: MARIA LUISA PALITOT REMÍGIO ALVES
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual remoto
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO RISCO DE DESASTRES POR INUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BARREIROS, PERNAMBUCO, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Modelo descritor de terreno. Reordenamento urbano. Redução do risco de desastres.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: Os desastres por inundação são frequentes no Brasil e decorrentes, muitas vezes, da alta vulnerabilidade social da população que habitam às margens de rios que atravessam os centros urbanos. Barreiros, município localizado no litoral Sul do estado de Pernambuco, se destaca por periodicamente sofrer com esses eventos, afetando a população ribeirinha e deixando muitos habitantes desalojados e com perdas de seus pertences. Este trabalho teve por objetivo avaliar a vulnerabilidade da população residente em áreas propensas a risco de desastres por inundação na zona urbana do município de Barreiros, Pernambuco. Para a indicação das áreas suscetíveis à inundação, foi utilizado o algoritmo descritor de terreno Height Above the Nearest Drainage (HAND), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que necessita apenas do Modelo Digital de Elevação (MDE) como dado de entrada. Foram comparadas as resoluções espaciais dos MDEs, da missão do satélite Alos com sensor de radar Palsar, de 12,5 m x 12,5 m, e do sensor remoto a laser LiDAR, de 1,0 m x 1,0 m, reamostrado para a resolução espacial de 5,0 m x 5,0 m. Foi feito o registro de eventos históricos de inundação a partir de visitas de campo, com o apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Barreiros (COMPDEC) e entrevistas com os atores sociais que residem próximos aos rios da zona urbana do município e que serviram para o estudo do perfil socioeconômico dos habitantes mais afetados pelas recorrentes inundações. Foram definidas as áreas inundáveis com o uso do HAND, divididas em três classes de suscetibilidade (baixa, média e alta), e comparado os resultados com o mapa da mancha de inundação do evento ocorrido em 2017, disponibilizado pela Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC). Os resultados foram validados por meio da análise estatística da assertividade dos pontos ditos inundados e não inundados com o objetivo de verificar a eficiência da modelagem. Em seguida, foram criados mapas de uso e ocupação do solo, presença de Áreas de Preservação Permanente (APPs), declividade e conforto domiciliar que juntos formaram o mapa de Adequabilidade à Habitação. Como principais resultados, foram identificadas as áreas de alta, média e baixa suscetibilidade a inundações na área de estudo, com 72,6% de assertividade da mancha de inundação em relação aos pontos de controle. Em relação à mancha de inundação de 2017 da APAC, chegou-se a uma sobreposição de 89,7% pelo modelo HAND. Verificou-se também a distribuição das pessoas mais afetadas pela inundação de 2017, que representaram 66,2% dos pontos de controle que se encontram em áreas irregulares como nas APPs da área urbana. Por meio das entrevistas foi verificado que a população vulnerável a risco de desastres por inundação apresenta baixo nível de instrução, renda familiar baixa, compreende que vive em condição de risco e mesmo assim encontra-se satisfeita com o local em que habita. A partir do mapa de Adequabilidade à Habitação foram determinados os locais que são apropriados para uma possível realocação dos moradores, que vivem em APPs e em áreas indicadas como de alta suscetibilidade à inundação. Também foi indicado que as áreas passíveis de desocupação podem servir para a população, como a criação de parques para incentivar o lazer e venda do artesanato local, assim como a revitalização das APPs como um trabalho de educação ambiental com a população barreirense.
Presidente - 1070867 - HAMILCAR JOSE ALMEIDA FILGUEIRA
Interno - 3156974 - EDSON RAMOS DE ANDRADE