PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: HABYHABANNE MAIA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HABYHABANNE MAIA DE OLIVEIRA
DATA: 17/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ata-pxdm-piu
TÍTULO: Validação e Aplicação de escalas de medidas ambientais para avaliar atitudes ambientais de alunos do sertão paraíbano
PALAVRAS-CHAVES: NEP. CHEAKS. Escala de Likert. Meio ambiente.
RESUMO: Uma expressiva quantidade de pessoas ainda percebe o ambiente como recurso a degradar e consumir, estabelecendo uma relação predatória com o ambiente. É veemente a necessidade de educar ambientalmente os cidadãos para melhor percepção de suas atitudes sobre essa questão. Para mensurar essas atitudes, escalas de medidas são aplicadas, tais como as escalas Children’s Environmental Attitudes and Knowledge Scale – CHEAKS (Escala de Atitudes Ambientais e Conhecimento para Crianças) e a New Ecological Paradigm – NEP (Novo Paradigma Ecológico). O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar a atitude ambiental de estudantes do sertão paraibano por meio da aplicação e validação dessas escalas de medidas ambientais internacionais. Ambas as escalas foram estruturadas segundo o modelo da Escala de Likert, com 15 (NEP) e 36 (CHEAKS) itens. A área de estudo foi o município de Patos, Paraíba e abrangeu uma amostragem de 65 estudantes do ensino fundamental e 240 estudantes do ensino médio. As escalas foram validadas quanto a semântica, a confiabilidade e consistência interna (teste de alfa de Cronbach e correlação item-total) e a análise fatorial (Índice Kaiser Meyer-Olkin - KMO e esfericidade de Barlet). A análise de provável variação de atitude entre gêneros ou entre escolas também foram analisados. A escala NEP reportou boa confiabilidade (alfa = 0,84) com análise fatorial explicando 51,36% da variação em três fatores. A escala CHEAKS foi validade com a necessidade de rejeição de alguns 10 itens, tendo a versão final validade com 26 itens, onde o valor de KMO revelou não ser adequado o uso da análise fatorial para explicar suas variações. Os estudantes reportam fragilidades quanto a atitudes relacionadas ao limite de crescimento das sociedades humanas e quanto à atitudes anti-antropocêntrica. Aspectos relacionados ao afeto tendem a influenciar o compromisso verbal deles, mas, não se relaciona com o compromisso real. As escalas podem auxiliar no acompanhamento escolar dos alunos quanto a aquisição de atitudes pro-ambientais positivas.
Presidente - 781.041.905-63 - EDEVALDO DA SILVA - UFCG
Externo à Instituição - ELZENIR PEREIRA DE OLIVEIRA ALMEIDA