PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ALEXANDRE SPERA GALLI

DISCENTE: ALEXANDRE SPERA GALLI
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Prodema
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE PLANOS DE GESTÃO E PROPOSTAS DE MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS: CONTRIBUIÇÕES À GESTÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHAS
PALAVRAS-CHAVES: Plano de manejo. Impactos ambientais. Tecnologias sustentáveis
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada
RESUMO: A instituição de áreas protegidas, ou, simplesmente, unidades de conservação, é uma das ferramentas mais efetivas para promover a conservação da biodiversidade e a diminuição dos impactos negativos no meio ambiente, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável. Mesmo sendo periodicamente remetidas a novos contextos e novas necessidades, as áreas protegidas seguem se adaptando e colaborando para o atendimento dos interesses sociais em termos de conservação de inúmeros valores apresentados pela natureza e a manutenção dos serviços prestados por seus ecossistemas. Contudo, para a perpetuação da gestão sustentável dessas atividades é necessário conhecer assertivamente os impactos ambientais existentes e, principalmente, as ações para mitigá-los. Nesse sentido, este trabalho averiguou se as atividades dos Programas de Gestão definidas no encarte do Plano de Manejo do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (PEMAV) foram bem delineadas e permitiram a minimização das ações impactantes estabelecidas nos grupos temáticos: “Pressão antrópica, Uso Público, Gestão, Comunicação e Conscientização”, sem a necessidade de adequações e complementos de informações. Para essa análise foi desenvolvida uma nova metodologia de avaliação de impactos, a qual possibilitou a identificação das ações de alto, médio e baixo grau de impacto. Do total de 39 ações impactantes, 21 foram consideradas de alto grau de impacto, 17 de médio grau e 1 de baixo grau. Procedeu-se a discussão das 21 de alto grau por serem as que requerem medidas mitigadoras emergenciais. Também, uma análise documental do encarte foi procedida com o objetivo de exaltar os pontos positivos e contribuir com sugestões de melhoria para esse manuscrito. O resultado dessas análises culminou na demanda de elementos complementares com vistas a efetiva implementação dos Programas de Gestão e a uma correção geral do encarte. Além disso, uma avaliação de impactos ambientais com a nova ferramenta para esse fim foi promovida para 3 ambientes recifais (Ilha de Areia Vermelha, e piscinas naturais de Picãozinho e Seixas) existentes na área compreendida pelas Unidades de Conservação Marinhas Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (PEMAV) e Área de Proteção Ambiental Naufrágio Queimado (APANQ), com o intuito de identificar os impactos negativos mais relevantes, principalmente de atividades turísticas, existentes nesses locais. Impactos como: pisoteio; ancoragem; poluição hídrica; sobrepesca; turismo desordenado; ausência de pesquisas de monitoramento ambiental; falta de conscientização ambiental e ausência de projeto de sensibilização e educação ambiental” (visitantes, comunidade do entorno, estudantes); e qualidade da água dos rios e estuários, foram os mais significativos, sendo que para alguns desses foram propostas alternativas tecnológicas de cunho documental e sustentáveis, visando a mitigação dessas pertubações. Consta na metodologia deste trabalho, a análise dos dados do plano de manejo do PEMAV e observação “in loco” (PEMAV e APANQ), com levantamento de impactos observados, pelas técnicas das matrizes de interação de SWOT e de Leopold adaptada, bem como da utilização de dados secundários de pesquisas e entrevistas com atores envolvidos com essas localidades.
Presidente - 2335304 - MARIA CRISTINA BASILIO CRISPIM DA SILVA
Interno - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA