PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA LEITE ALVES SARAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA LEITE ALVES SARAIVA
DATA: 26/10/2022
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/avc-cbkb-iug
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MUNICÍPIOS DA PARAÍBA: SITUAÇÃO ATUAL E PERCEPÇÃO DOS GESTORES
PALAVRAS-CHAVES: Percepção; Meio Ambiente; Gestores; Escala de medida.
PÁGINAS: 55
RESUMO: No Brasil, apesar dos avanços significativos nas últimas décadas no que se refere à elaboração de políticas ambientais, estas ainda se mostram fragmentadas ereducionistas, objetivando responder às urgências provenientes dos problemasambientais que se avolumam na nossa sociedade. Assim como outras cidades emdesenvolvimento, os municípios da Paraíba apresentam inúmeros problemasambientais, fruto das ações antrópicas e lacunas nas suas políticas públicas,inclusive as direcionadas à Educação Ambiental. Esta pesquisa teve como objetivoanalisar as ações desenvolvidas nas políticas públicas de Educação Ambiental emmunicípios da Paraíba e avaliar a percepção ambiental dos gestores dessesmunicípios sobre Educação Ambiental. A pesquisa teve abordagem quanti-qualitativa, descritiva e exploratória. Foram analisados os instrumentos normativosque os municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos dispõem publicados,relacionados com as políticas públicas em Educação Ambiental, e será avaliada apercepção ambiental dos gestores por meio de questionário e escala de medida comafirmativas que versam sobre questões gerais de Educação Ambiental e MeioAmbiente. As entrevistas e aplicação das escalas serão por meio do Google Forms,de acordo com critérios da legislação vigente para pesquisa com seres humanos.Através dos resultados preliminares obtidos, foi possível identificar que Patos é oúnico município a ter uma Política Municipal de Educação Ambiental e que osmunicípios têm buscado desenvolver ações, programas e projetos de EducaçãoAmbiental, mesmo que de forma pontual e fragmentada. Os desafios no processo deimplementação de políticas públicas são significativos, mas os resultados destapesquisa podem subsidiar no processo de criação e implementação de políticaspúblicas de Educação Ambiental, além de contribuir no planejamento edesenvolvimento de ações, programas e projetos para que sejam contínuos,permanentes e estruturantes, servindo de exemplo para os municípios de cadamesorregião, beneficiando toda a Paraíba.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 781.041.905-63 - EDEVALDO DA SILVA - UFCG
Externo à Instituição - ELZENIR PEREIRA DE OLIVEIRA ALMEIDA
Interno - 1117951 - GUSTAVO FERREIRA DA COSTA LIMA
Externo à Instituição - JOEDLA RODRIGUES DE LIMA