PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: GABRIELA LEITE ALVES SARAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA LEITE ALVES SARAIVA
DATA: 29/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/jir-piri-prc
TÍTULO: PERCEPÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PARAÍBA: UMA AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
PALAVRAS-CHAVES: Percepção; Meio Ambiente; Gestores; Escala de medida.
PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: RESUMONo Brasil, apesar dos avanços nas políticas ambientais, estas ainda se mostramfragmentadas, objetivando resolver problemas que se avolumam na sociedade.Assim como outras cidades em desenvolvimento, os municípios da Paraíbaapresentam inúmeros problemas ambientais, fruto das ações antrópicas e lacunasnas suas políticas públicas, inclusive as direcionadas à Educação Ambiental. Estapesquisa objetiva analisar as políticas públicas de Educação Ambiental emmunicípios da Paraíba e avaliar a percepção ambiental dos gestores dessesmunicípios sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente. Foram analisados osinstrumentos normativos, programas, projetos e ações relacionados à EducaçãoAmbiental dos municípios de João Pessoa e Campina Grande e avaliada apercepção ambiental de 104 gestores destes municípios, por meio de questionáriocom escala de medida. Os resultados mostraram que os dois municípios têmbuscado desenvolver ações, programas e projetos, mesmo que de forma pontual efragmentada. João Pessoa foi o que apresentou o maior número de ações emEducação Ambiental. E apesar dos avanços, a ausência de uma Política Municipalde Educação Ambiental nos municípios atrasam a consolidação de políticas públicascontínuas e estruturantes. A percepção dos gestores revelou a necessidade deformação e capacitação na área ambiental, que pode contribuir no engajamentoambiental e na qualidade do serviço prestado à sociedade. Com base nos resultadosobtidos, é fundamental que os municípios promovam parcerias e integrem setoresda administração pública, possibilitando a abordagem transversal Wincorporada emdiversas políticas, programas, projetos e ações municipais, ampliando seu alcance eimpacto. Por fim, é crucial estabelecer mecanismos de monitoramento e avaliaçãopara acompanhar o progresso e os resultados, fortalecendo a participação dacomunidade e tornando a Educação Ambiental uma política pública municipalcontínua e transformadora.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 781.041.905-63 - EDEVALDO DA SILVA - UFCG
Interno - 1117951 - GUSTAVO FERREIRA DA COSTA LIMA
Externo à Instituição - ELZENIR PEREIRA DE OLIVEIRA ALMEIDA