PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS GOMES DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS GOMES DE MEDEIROS
DATA: 29/08/2023
LOCAL: Auditório do PRODEMA
TÍTULO: AS RELAÇÕES DA AGENDA NACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SANEAMENTO NUMA ÁREA URBANA DO NORDESTE BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento Urbano. Gestão Ambiental. Crise Sanitária. Meio Ambiente.
RESUMO: A garantia de condições sanitárias adequadas nos centros urbanos tornou-se essencial para a qualidade de vida urbana. Todavia, a realidade enfrentada por uma parcela da população brasileira retrata cenários insalubres, o que acarretou na elaboração da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana (ANQAU), pelo Ministério do Meio Ambiente, no sentido de garantir uma qualidade de vida urbana satisfatória nas cidades brasileiras e inibir impactos negativos aos corpos hídricos, à saúde pública e às áreas verdes, diminuindo, com isso, o número de pessoas, em sua maioria carentes, enquadradas na situação de vulnerabilidade sanitária. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar as relações entre a ANQAU e as políticas públicas de saneamento básico na cidade de Patos (PB). A presente pesquisa consiste em um estudo descritivo e exploratório, tendo uma abordagem quali-quantitativa, utilizando o método hipotético-dedutivo e se enquadra como uma pesquisa que utiliza fontes bibliográficas e documentais, tratando-se de um estudo de caso. No sentido de alcançar o objetivo do estudo, pretende-se realizar um levantamento bibliográfico e documental, para obtenção de dados secundários de fontes que buscará informações de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Painel Saneamento Brasil do Instituto Trata Brasil e da Prefeitura Municipal de Patos, relacionados com a temática da pesquisa. Além disso, a pesquisa utilizará os seguintes instrumentos: 1- Checklist Ambiental e 2- Questionário de Saneamento e Qualidade de Vida Urbana (SQVU). O questionário será aplicado aos gestores das secretarias municipais relacionadas com a temática da pesquisa e o checklist a partir dos registros fotográficos e anotações na realização da visita in loco. Desse modo, espera-se que os resultados da pesquisa possam subsidiar o direcionamento das estratégias, ações e/ou processos dos órgãos de saneamento, com o propósito de melhoria dos indicadores da qualidade ambiental na cidade de Patos, incentivada pela Agenda Ambiental Urbana. Sendo assim, o estudo pode subsidiar a melhoria nos serviços, na qualidade de vida urbana e na proteção do meio ambiente, bem como auxiliar no alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Presidente - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA
Interno - 2335304 - MARIA CRISTINA BASILIO CRISPIM DA SILVA