PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMANTA CRISTINA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMANTA CRISTINA DE SOUSA
DATA: 30/08/2023
LOCAL: UFPB/CCEN/PRODEMA - Campus I
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA REDUÇÃO DE RISCO DE DESASTRES RELACIONADOS COM FENÔMENOS NATURAIS NO MUNICÍPIO DE BAYEUX, PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Vulnerabilidade; Impactos sociais; Educação.
RESUMO: A indisponibilidade de dados hidrometeorológicos referentes a enxurradas, alagamentos e inundações, é um dos fatores que dificultam a realização de políticas públicas, estratégias de prevenção e/ou mitigação de danos. Além disso, o registro estatístico e histórico da ocorrência desses eventos extremos é um importante instrumento para a gestão de risco por desastre. Nesse sentido, este trabalho possui como abordagem a participação social para contribuir com o processo de construção colaborativa dos saberes locais, além da tomada de decisão e previsão de desastres hidrometeorológicos aplicada na Escola Estadual Erenice Cavalcanti Fidelis situada no município de Bayeux-PB. Essa proposta faz parte da grade curricular da instituição escolhida, na categoria de disciplina eletiva, dessa forma, o projeto possui ênfase na participação do corpo discente local para prover suporte à implementação dos métodos e protocolos tais como: pesquisa de campo, coleta e registro de dados. O desenvolvimento deste trabalho será realizado em conjunto com o grupo de pesquisa “cientistas eficazes” que possui o projeto intitulado “A CIÊNCIA CIDADà COMO FERRAMENTA DE PREVENÇÃO A DESASTRE POR INUNDAÇÃO” ganhador do prêmio Celso Furtado fomentado pela FAPESQ-PB na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba. Assim, por meio da proposta apresentada neste trabalho e a partir da construção dos “laboratórios sociais” no ambiente escolar, espera-se que ocorra o empoderamento da população frente ao conhecimento de eventos extremos do passado, de forma a validar, consolidar e fomentar os dados relacionados a eventos hidrometeorológicos do município de Bayeux.
Presidente - 1070867 - HAMILCAR JOSE ALMEIDA FILGUEIRA
Interno - 2335304 - MARIA CRISTINA BASILIO CRISPIM DA SILVA