PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAÍSA KELLY PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAÍSA KELLY PEREIRA DA SILVA
DATA: 21/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/qbh-cira-aoq
TÍTULO: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS, PARAÍBA SOB UMA ÓTICA SUSTENTÁVEL
PALAVRAS-CHAVES: Covid-19. Políticas Públicas de Alimentação. Segurança Alimentar e Nutricional. Agricultura familiar. Sustentabilidade.
RESUMO: A pandemia do Coronavírus disease (Covid-19) representou um dos maiores problemas de saúde pública já enfrentados pelo mundo. A nível de Brasil, ela potencializou a Insegurança Alimentar (IA), fome e vulnerabilidade socioeconômica, comprometendo o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e outras políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) bem como Agricultura Familiar no país, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com isso, o objetivo geral dessa pesquisa foi avaliar a execução do PNAE e do Projeto Padaria Escola da cidade de Queimadas - PB e propor um mecanismo de integração destes, aumentando o impacto dos programas nos aspectos nutricional, socioeconômico e ambiental no contexto da SAN da sociedade. A área de estudo compreendeu a zona rural e urbana do município de Queimadas – PB, localizada na região metropolitana de Campina Grande (Agreste Paraibano) e a 137,4 km (quilômetros) da capital paraibana João Pessoa, abrangendo a pesquisa, na zona rural, 2 (duas) escolas públicas municipais do ensino fundamental regular que apresentam o Projeto Padaria Escola, mantendo-se uma faixa etária similar de 7 (sete) a 10 (dez) anos de idade entre os alunos. Na zona urbana, a pesquisa foi direcionada aos alunos assistidos pelo Incluir - Centro Especializado em Aprendizagem (Incluir/CEA), que acolhe crianças da rede de ensino pública e privada do município, que apresentam dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, em que seu desenvolvimento metodológico apresenta uma abordagem quali-quantitativa, onde busca-se realizar uma análise qualitativa dos indicadores dos sistemas alimentares: planejamento e política estratégicos, qualidade da dieta, segurança alimentar e sustentabilidade, na execução da gestão do PNAE, Projeto Padaria Escola e Agricultura Familiar, somado a avaliação antropométrica e bioquímica dos estudantes, da faixa etária dos 7 aos 10 anos de idade das escolas selecionadas à pesquisa. No Dashboard da Planilha de Análise SWOT, o índice de favorabilidade da gestão logística do PNAE do município foi classificado como desfavorável (-33%), o do Projeto Padaria Escola como equilibrado (19%) e o da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAME) como desfavorável (-75%). Quanto às avaliações antropométricas, na análise de Correlação de Pearson observou que, no Incluir/CEA, o peso e IMC se correlacionaram de modo positivo significativo (p<0,05) com todas as variáveis analisadas. Na EMEIF Antônio Amaro, o peso e IMC obtiveram uma correlação significativa com percentual de gordura e grau de obesidade. Quanto à EMEIF Carlos Ernesto, o peso e o IMC obtiveram uma correlação significativa respectivamente com: altura, percentual de proteínas, minerais, massa muscular esquelética, IMC, percentual de gordura e grau de obesidade (para peso). Na análise qualitativa da rotina alimentar, os cardápios avaliados na pesquisa foram classificados, quanto à variedade de alimentos, sendo a classificação final como "precisa de melhoras".
Presidente - 1860248 - ANA LUIZA MATTOS BRAGA
Interno - 2009494 - ULRICH VASCONCELOS DA ROCHA GOMES