PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA RIBEIRO DE HOLLANDA LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA RIBEIRO DE HOLLANDA LEITE
DATA: 30/01/2024
LOCAL: Auditório Prodema - híbrido
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS NA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES: UM OLHAR SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS E PREVENÇÃO DE ALAGAMENTOS/INUNDAÇÃO NA ZONA SUL DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Desastres. Resíduos Sólidos Urbanos. Educação Ambiental. Vulnerabilidade Socioambiental. Prevenção de Inundações
RESUMO: A pesquisa analisa a complexidade e os danos causados pelos desastres associados com impactos hidro-meteorológicos, as situações da educação preventiva em escolas para redução de desastres, além da relação entre a percepção ambiental e aspectos associados a prevenção de inundações e alagamentos em escolas situadas em uma área urbana de João Pessoa - o bairro Mangabeira, que foi selecionado como objeto de estudo pela sua vulnerabilidade socioambiental, processo de urbanização e perda de vegetação, influenciando os impactos no meio físico, biótico, social e econômico. Duas hipóteses fundamentam a pesquisa: Os moradores do bairro de Mangabeira não se reconhecerem como atores sociais na mitigação dos eventos nos desastres de alagamento e inundação e a desigualdade socioeconômica tem influência sobre a resiliência das comunidades em amenizar os desastres. O objetivo geral é analisar como as escolas têm internalizado a gestão de riscos de desastres com gestão de resíduos sólidos através de ações de educação ambiental para prevenção de inundações e alagamentos. Objetivos específicos incluem avaliar condições inadequadas de descarte de resíduos, relacionar o perfil socioeconômico ao risco de desastres e identificar ações preventivas no âmbito educacional. A pesquisa utiliza uma abordagem metodológica quali-quantitativa, exploratória e descritiva. Através do sistema de indicador diagnóstico PEIR que está baseado na técnica de Pressão-Estado-Impacto-Resposta (PEIR) para coleta, tratamento e análise dos dados, identifica-se as ações antrópicas e suas consequências para o risco de desastres. A utilização do Sistema de Indicadores de Sustentabilidade Pressão-Estado-Impacto-Resposta (PEIR) expôs diversos desafios cruciais identificados tanto pelos participantes institucionais quanto pela observação direta no terreno. Envolve análise bibliográfica, observação do ambiente e coleta de dados primários, incluindo entrevistas semiestruturadas em escolas públicas e privadas. Este projeto multidisciplinar destaca a interconexão entre Geografia, Educação e questões ambientais, buscando aprimorar a gestão de resíduos sólidos e prevenir desastres. Além disso, alinha-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e ao Marco de Ação de Sendai, contribuindo para a construção de comunidades mais resilientes e sustentáveis. As entrevista semiestruturada foram realizadas em escolas que estão alinhadas com o propósito da conscientização ambiental no contexto do estudo para a coleta de dados primários, são considerados como critérios de seleção a localização, eventos prévios relacionados a riscos de desastres, a fim de avaliar seu envolvimento em projetos ou iniciativas com instituições locais, bem como parcerias com comunidades vizinhas, incluindo atividades voltadas para a conscientização e educação ambiental. A pesquisa foi realizada em 6 escolas, sendo 3 públicas e 3 privadas. E em cada uma dessas escolas foram entrevistados 8 participantes por escola, num total de 48 participantes que participaram da pesquisa. A coleta dos dados sinaliza a eficácia da operacionalização do sistema de limpeza pública, porém com a disposição inadequada de resíduos nas vias públicas por parte dos atores sociais, acentuada pela falta de controle e fiscalização desses descartes. Os resultados destacados têm implicações significativas para a formulação de políticas públicas e a implementação de ações locais. Recomenda-se que as políticas públicas se concentrem em estratégias efetivas de conscientização, educação ambiental e reforço das práticas de coleta e descarte adequado de resíduos.
Presidente - 3245119 - ALLAN YU IWAMA DE MELLO
Interno - 338128 - GEORGE EMMANUEL CAVALCANTI DE MIRANDA