PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: VALDIR BERNARDINO DA SILVA SEGUNDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDIR BERNARDINO DA SILVA SEGUNDO
DATA: 31/03/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do PRODEMA
TÍTULO: Avaliação do Potencial energético da cana energia e análise do ciclo de vida da produção de eletricidade via combustão da biomassa
PALAVRAS-CHAVES: Pirólise, poder calorífico, Cana energia, bagaço de cana-de-açúcar, geração de eletricidade, análise do ciclo de vida.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O uso demasiado de combustiveis derivado do petroleo tem gerado preocupacoes devido a grande quantidade de gases do efeito estufa emitidos. A biomassa desponta como fonte alternativa para producao de energia renovavel. O Brasil sempre se destacou por sua producao de bioetanol a partir da cana-deacucar. Atualmente uma nova variedade de cana-de-acucar esta sendo desenvolvida (cana energia), que prioriza a producao de fibra em substituicao a acumulacao de sacarose. Dentre as rotas de conversao que a cana energia pode ser empregada esta a pirolise rapida, que consiste na degradacao termica em atmosfera inerte. Por ser uma biomassa nova, e importante comparar as caracteristicas da cana energia com as variedades de cana energia convencionais, e avaliar sua eficiencia como combustivel em comparacao a palha e o bagaco. Este trabalho comparou as caracteristicas fisico-quimicas da cana energia com variedades de cana convencional, avaliou o comportamento termico da cana energia, bagaco e palha, e avaliou os produtos obtidos pela pirolise rapida da cana energia. Para evidenciar os aspectos ambientais referentes a utilizacao da biomassa como fonte de energia foi realizada uma analise comparativa de ciclo de vida da geracao de eletricidade a partir do bagaco de cana e do oleo combustivel. A cana energia apresentou alto poder calorifico 4.075,7cal/g, que lhe confere a condicao de bom combustivel para processos termoquimicos. Os produtos obtidos pela pirolise da cana energia demonstram potencial para a producao de compostos organicos oxigenados. Varios produtos de grande interesse comercial foram identificados pelas tecnicas de cromatografia gasosa e espectrometria de massa. A producao de energia eletrica via combustao do bagaco de cana-de-acucar apresentou baixos niveis de emissao de carbono para atmosfera (0.227 kg CO2-eq/kWh), sendo mais adequada do que o processo termeletrico a oleo diesel (0.900 kg CO2-eq/kWh), resultando em emissoes evitadas de -0,673 kg CO2-eq/kWh. A progressiva utilizacao do bagaco de cana de acucar como fonte de eletricidade pode ser uma alternativa para a mitigacao de mudancas climaticas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2717750 - MARCIA HELENA PONTIERI
Interno - 2335304 - MARIA CRISTINA BASILIO CRISPIM DA SILVA
Presidente - 1964406 - NATALY ALBUQUERQUE DOS SANTOS