PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SIDNEY CRYSTIAN OLIVEIRA DE MEDEIROS

DISCENTE: SIDNEY CRYSTIAN OLIVEIRA DE MEDEIROS
DATA: 12/04/2016
LOCAL: Auditório do Geografia
TÍTULO: GEODIVERSIDADE DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO CARIRI – PB: BASES PARA SUSTENTABILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Geoconservação; Geoturismo; Gestão Territorial; Unidade de Conservação.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: A geodiversidade emerge como uma tematica quem vem sendo cada vez mais valorizada em contextos cientificos e sociopoliticos. Nesse cenario, essa pesquisa tem como objeto de estudo a geodiversidade uma unidade de conservacao inserida em uma das regioes mais pobres e castigada do Brasil (quer seja pelas condicoes ambientais ou sociopoliticas). A Area de Protecao Ambiental do Cariri, localizada na microrregiao do Cariri Oriental paraibano, mais especificamente entre os municipios de Boa Vista, Cabaceiras e Sao Joao do Cariri, se constitui como uma unidade de conservacao que, apesar de mais de uma decada de sua criacao via decreto, ainda nao foi institucionalizada na pratica. Assim, constatou-se a necessidade de desenvolver essa dissertacao de mestrado que se objetiva em identificar elementos superlativos da geodiversidade da Area de Protecao Ambiental do Cariri que apresentem valores cientificos, educacionais e turisticos visando a proposicao de alternativas de conservacao e de seu uso sustentavel. Para tanto, constatou-se que a area possui um apelo estetico consideravel que ocorre devido as formas e feicoes geomorfologicas que compoe a paisagem da regiao. Mediante a essa constatacao, optou-se por uma metodologia de avaliacao do Valor Geomorfologico (VG) e outras de Potencial de Uso Educacional (PUE), Potencial de Uso Turistico (PUT) e de Risco de Degradacao (RD). 12 Locais de Geodiversidade Superlativa (LGS) foram inventariados e avaliados mediante o uso destes metodos. Quatro dos 12 LGS ja sao geossitios reconhecidos pela comunidade academica devido aos seus valores cientificos. Na avaliacao do VG os LGS foram classificados em tres tipologias, sao elas: zonal, pontual e linear. Essa classificacao leva em consideracao as suas dimensoes territoriais. Os LGS de tipologia zonal obtiveram valores mais altos quando comparados as demais tipologias. Isso relaciona-se ao fato de que as dimensoes territoriais da tipologia zonal sao maiores do que os das demais tipologias, o que eleva alguns valores gracas a maior concentracao de elementos geomorfologicos nas areas. Na avaliacao de PUE, todos os 12 LGS apresentaram valores condizentes a uma relevancia nacional. 10 dos 12 LGS obtiveram valores de PUT que tambem os conceituam em uma relevancia nacional, apenas dois LGS apresentaram valores que condizem a uma relevancia regional. Essa classificacao de relevancia foi realizada seguindo os criterios propostos pelo Servico Geologico do Brasil – CPRM por meio da plataforma GEOSSIT. Todos os 12 LGS apresentaram valores de RD baixos, conforme a metodologia utilizada. E valido salientar que a presenca de um hotel-fazenda na area de estudo influenciou para mais os valores de PUE e PUT, uma vez que estas avaliacoes levam em consideracao fatores de logistica relacionados a visitacao dos LGS.. Um cruzamento entre os resultados das avaliacoes de VG com os resultados do PUE e PUT possibilitou observar que os locais com mais altos VG tambem possuem os maiores PUE e PUT. Mais uma vez isso se relaciona as dimensoes territoriais dos LGS. Ainda que nas Universidade Federal da Paraiba Programa de Pos-graduacao em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Campus I – Cidade Universitaria Joao Pessoa – PB CEP – 58051-900 Fone: (83) 3216-7472 http://www.prpg.ufpb.br/prodema avaliacoes de PUE, PUT e RD, as tipologias usadas na avaliacao de VG nao tenham sido consideradas. Mediante aos resultados apresentados, a Area de Protecao Ambiental do Cariri se constitui como um territorio com alto potencial de uso educacional e turistico. Entretanto, carece e um sistema de gestao unificado que estabeleca criterios e diretrizes a serem seguidos visando a manutencao, divulgacao e valorizacao dos elementos da geodiversidade, esse sistema se chama geoconservacao.
Presidente - 4201553 - BARTOLOMEU ISRAEL DE SOUZA
Interno - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA