PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: MARCIO LUIZ FREIRE DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIO LUIZ FREIRE DE ALBUQUERQUE
DATA: 07/03/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Prodema UFPB
TÍTULO: PALEO-ARQUEOLOGIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CARIRI PARAIBANO: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA PARA O SEMIÁRIDO
PALAVRAS-CHAVES: Paleo-Arqueologia, Educação Ambiental, Semiárido, Formação
PÁGINAS: 370
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: Paleo-Arqueologia e Educacao Ambiental tem amplos papeis sociais a cumprir, sendo importantes para a compreensao de questoes ambientais naturais e humanas, e a utilizacao destas ciencias em conjunto deveria ser de sumo interesse por parte dos educadores e da comunidade em geral. Pode ser dito que a ocorrencia de aprendizado sobre a conservacao e respeito ao Meio Ambiente necessita de conhecimento sobre as historias da Terra e humana, sendo assim, para que isto seja realizado, recorre-se a Paleo-Arqueologia. Isso pode ser verificado em pesquisas que utilizaram a Paleontologia e Arqueologia interdisciplinarmente, de forma ludica, didatica, ligadas a Educacao Ambiental, ou com um processo de formacao continuada. Baseando-se nisso, este estudo teve como objetivo principal desvelar processos de formacao continuada de professores na perspectiva de uma EA contextualizada para o Semiarido paraibano enfatizando a Paleo-Arqueologia como forma de sensibilizacao ambiental. Este estudo tem cunho Qualitativo, e utilizou como metodo a Pesquisa Colaborativa e elementos da Teoria do Biorregionalismo, com o desenvolvimento de atividades com intervalos mensais, realizadas entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2016, com um grupo inicial de professores dos Ensinos Fundamental e Medio de nove escolas publicas do municipio de Sao Joao do Cariri, Paraiba. Os dados foram obtidos por meio de questionarios aplicados ao corpo docente, para serem avaliadas suas opinioes sobre as condicoes de trabalho, seus perfis, e suas percepcoes/concepcoes sobre Formacao Continuada, Paleo-Arqueologia, Educacao Ambiental e temas afins, de relatorios das atividades realizadas pelos professores com seus alunos, de fichas de acompanhamento, e da aplicacao da tecnica do Grupo Focal. Tambem foram realizadas atividades vivenciais ludico pedagogicas com os professores. Para se analisar praticamente todos os dados obtidos durante esta pesquisa foi utilizada a tecnica da Analise de Conteudo. Os dados obtidos inicialmente demonstraram que grande parte dos professores nao possuia conhecimentos aprofundados em questoes educacionais atuais, ambientais e paleo-arqueologicas. Em alguns momentos, eles demonstraram ter opinioes equivocadas sobre esses temas, mas ja possuiam boa capacidade de compartilhar os seus conhecimentos com seus alunos, nao significando que esse repasse estivesse ocorrendo de maneira totalmente correta. Com a realizacao das atividades vivenciais e os dados obtidos durante as mesmas e apos elas, se observou que a realizacao deste processo de formacao continuada foi de grande valia, pois houve um grande aumento de conhecimento dos professores quanto aos temas tratados durante ela, e ocorreram mudancas substancialmente positivas na forma como os professores passaram a tratar e utilizar Paleo-Arqueologia para realizar Educacao Ambiental em conjunto com seus alunos, demonstrando que elas podem ser empregadas em conjunto para que ocorra a formacao continuada de docentes e para o desenvolvimento de atividades de sensibilizacao ambiental. Sendo assim, espera-se que a sensibilizacao dos professores e estas mudancas que ocorreram ao longo do desenvolvimento do estudo sejam perenes, tanto em sala de aula quanto no cotidiano, e que as informacoes assimiladas por eles continuem a ser repassadas a seus alunos. Sendo assim, a formacao continuada e e sempre sera necessaria, para incorporar questoes ambientais diversas e diferenciadas de forma contextualizada no cotidiano dos professores, propiciando uma nova percepcao nas relacoes entre o ser humano, sociedade e natureza, promovendo assim, uma reavaliacao de valores e atitudes na convivencia coletiva e individual, reforcando a necessidade de ser e agir como cidadaos na busca de solucoes para problemas ambientais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1030013 - APARECIDA DE LOURDES PAES BARRETO
Externo à Instituição - EDSON VICENTE DA SILVA
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 1575021 - MARIA DE FATIMA CAMAROTTI
Interno - 336613 - MARISTELA OLIVEIRA DE ANDRADE