PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FLÁDSON RICARDO MENDES DOS SANTOS

DISCENTE: FLÁDSON RICARDO MENDES DOS SANTOS
DATA: 24/02/2017
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
TÍTULO: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE – IFS CAMPUS LAGARTO ACERCA DAS LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS
PALAVRAS-CHAVES: Licitações sustentáveis. Sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Socioambiental
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: A necessidade das nacoes de promover o crescimento de suas economias sem destruir o meio ambiente ou sacrificar o bem-estar das futuras geracoes, transformando sobretudo, o mundo dos negocios, tornou-se um desafio na atualidade. Diante da sua primordial relevancia, a sustentabilidade passou a ocupar cada vez mais espaco nas diversas discussoes e nos ultimos tempos os olhares estao voltados para a Administracao Publica, muito provavelmente pelo seu poder estatal, com dever constitucional de implementar politicas publicas que colaborem com a economia na utilizacao dos recursos naturais, garantindo sua preservacao e contribuindo efetivamente com a possibilidade do provimento desses recursos para as geracoes futuras. O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar a percepcao dos gestores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto, acerca das licitacoes sustentaveis, destacando-se os beneficios economicos, sociais e ambientais na aquisicao de produtos e servicos sustentaveis e ainda apontando elementos que possam porventura subsidiar a implementacao de um processo formal de aquisicoes sustentaveis naquela instituicao. Com relacao a metodologia aplicada, o estudo classifica-se quanto aos procedimentos como pesquisa de campo, quanto a abordagem como qualitativa-descritiva, utilizando-se de um questionario estruturado para coleta dados, para tratamento dos dados, utilizou-se a tecnica de clusters aliada a um indice denominado Grau de Visao Sobre Licitacoes Sustentaveis (GVLS). Percebe-se que 70,58% dos gestores tem uma visao ecocentrica sobre as licitacoes sustentaveis, o que se torna o principal elemento para subsidiar a implementacao de um processo formal de aquisicoes sustentaveis no IFS – Campus Lagarto. Os resultados apontam para o fato de que os gestores se sensibilizam sobre a possibilidade de mudancas de comportamento, seja de ordem funcional ou institucional, para a adocao das licitacoes sustentaveis. Assim, sugere-se ao IFS – Campus Lagarto, a implementacao das licitacoes sustentaveis, utilizando-se da regulamentacao e padronizacao dos procedimentos licitatorios, formatacao de um plano de contratacoes sustentaveis, criacao de programas de educacao ambiental extensiva a gestores e servidores, aplicacao de pesquisas periodicas de percepcao ambiental, abrangendo a comunidade interna e externa e fortalecendo a comunicacao interna acerca de procedimentos e normas vigentes.
Presidente - 1488475 - MARCIA BATISTA DA FONSECA
Interno - 710.710.514-07 - MARIA GRISEL LONGO - UFPB