PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SILAS YUDI KONNO DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILAS YUDI KONNO DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 31/08/2018
LOCAL: sala 109 CI
TÍTULO: Obras 4D PDV: avaliação da qualidade de experiência de Portadores de Deficiência Visual na utilização de tecnologias hápticas em sistemas multimídia
PALAVRAS-CHAVES: multimídia, qualidade de experiência, tecnologias hápticas, deficiência visual, acessibilidade.
RESUMO: Os sistemas multimídia são compostos, em sua grande maioria, por vídeos, imagens, gráficos, textos e animações. Sendo assim, Portador de Deficiência Visual (PDV) é prejudicado por ter impedimento ou dificuldade de interagir com esses sistemas. O “Obras 4D” é um sistema interativo para visualização de dados referentes às obras públicas sob tutela do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Seu objetivo é facilitar o acesso às informações de obras, utilizando suas localizações geográficas como via de acesso inicial. Este sistema oferece visualização de forma coletiva (através de uma mesa interativa) e individual (através de mecanismos de realidade virtual/aumentada (RV/RA)) e apresentará o mapa da Paraíba numa mesa interativa onde constarão impressas em alto relevo as principais características de relevo do estado. Este mapa servirá de base para marcadores fiduciais posicionados em regiões específicas, transformando o mapa original num mapa tátil. Usuários poderão interagir de maneira individual por meio de óculos de RV/RA comportando com um smartphone Android, ou através de luva háptica caso este usuário seja PDV. O objetivo principal de nosso trabalho é propor uma avaliação da qualidade de experiência dos PDVs na utilização de tecnologias hápticas como forma de interação com sistemas multimídia. Ademais, a elaboração e implantação de um subsistema para suporte à construção e configuração de exibições temáticas para PDVs faz parte da prova de conceito deste projeto de pesquisa.
Presidente - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO