PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOSE LAUCIANO FERREIRA DE ALMEIDA

DISCENTE: JOSE LAUCIANO FERREIRA DE ALMEIDA
DATA: 23/08/2019
LOCAL: Auditório do CI
TÍTULO: Diretrizes para o Design de Jogos Sérios Educativos com Foco na Satisfação do Jogador
PALAVRAS-CHAVES: user experience engajamento serious game
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: A satisfacao e geralmente abordada na avaliacao de jogos e objetiva conhecer os elementos que agradaram e motivaram o jogador. Alguns modelos foram propostos para realizar esta tarefa, como os modelos GameFlow e EGameflow, este ultimo especificamente voltado para avaliar a satisfacao em jogos educacionais. Observa-se, portanto que a avaliacao da satisfacao e uma medicao a posteriori. O presente trabalho aborda o desenvolvimento de jogos serios voltados para propositos educacionais que considerem a satisfacao na sua modelagem. Neste contexto, relaciona os modelos GameFlow e EGameflow com elementos de design de jogos para propor um conjunto de diretrizes voltadas para o design de jogos serios educativos com foco na na satisfacao do jogador. As diretrizes foram aplicadas no redesign do jogo GeoplanoPIX, posteriormente avaliado com alunos do ensino basico, e mostraram potencial na obtencao da satisfacao dos jogadores.
Presidente - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 2813926 - TIAGO MARITAN UGULINO DE ARAUJO