PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ARTHUR DE MEDEIROS BATISTA

DISCENTE: ARTHUR DE MEDEIROS BATISTA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: CI/UFPB Auditório
TÍTULO: MODELAGEM CONCEITUAL DE CONHECIMENTO USANDO LÓGICA DE DESCRIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO DOMÍNIO DA NEFROLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Representação do Conhecimento, Suporte à Decisão Clínica, Ontologias, Modelagem Conceitual, Lógica de Descrição.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
RESUMO: A modelagem conceitual de conhecimento para composicao de ontologias consiste basicamente da captura de aspectos fisicos (conceitos) e sociais (relacoes) de dominio, e envolve certa complexidade devido a propria natureza complexa do conhecimento humano. O suporte a decisao clinica baseado em conhecimento tem se mostrado uma area de interesse de pesquisa em crescimento. Diversos trabalhos mostram o uso de ontologias no processo de tomada de decisao e de auxilio ao diagnostico medico em diversas especialidades. Para garantir que a complexidade e a corretude do conhecimento seja preservada em modelos conceituais usados para representar conhecimento, e realizar raciocinio sobre ele, sao utilizados diferentes formalismos, e a logica de descricao e um dos formalismos dos que tem se destacado devido ao seu poder de expressividade e sua semantica bem definida. No Brasil, a saude publica enfrenta desafios, e um deles e atender de forma adequada os pacientes que precisam dos servicos que vao desde a atencao basica ate a atencao especializada, tratando pacientes de baixa complexidade com cuidados basicos e encaminhando os mais complexos a atencao especializada. Nesse contexto, e importante que medicos de atencao basica sejam capazes de fazer diagnosticos adequados e, seguindo os protocolos de encaminhamento relacionados, tratar ou encaminhar os pacientes a atencao especializada em saude, quando necessario. Apresentamos, neste trabalho, o processo de modelagem conceitual de uma diretriz clinica para o tratamento e encaminhamento de pacientes com doenca renal cronica (DRC) usando logica de descricao. A modelagem do dominio foi feita em duas etapas: a elicitacao dos termos relevantes do dominio e a construcao do modelo conceitual, a partir do mapeamento desses termos para conceitos e papeis na abordagem da logica de descricao. A elicitacao dos termos foi feita usando uma metodologia baseada no lexico ampliado da linguagem (LAL) a partir da diretriz clinica especifica. A modelagem conceitual, por sua vez, foi feita a partir do mapeamento dos termos da diretriz clinica para conceitos e papeis na abordagem da logica de descricao. A partir do modelo conceitual, foi implementada uma ontologia usando a linguagem OWL, mais especificamente sua extensao que permite incluir axiomas escritos em logica de descricao, a OWL-DL. Consultas foram feitas a ontologia e as respostas obtidas sao comparadas com respostas dadas por outra ontologia nao modelada usando o mesmo formalismo. Os resultados mostraram que a logica de descricao, utilizada na etapa de modelagem, permite a construcao do modelo do dominio de acordo com as especificidades e com o nivel de detalhamento exigido. Quando esse modelo e implementado em linguagem de programacao de ontologias como OWL-DL, que incorpora a semantica da logica de descricao, o resultado e um aumento no nivel de expressividade da ontologia e consequentemente da acuracia das respostas dadas por ela as consultas realizadas.
Presidente - 2636257 - NATASHA CORREIA QUEIROZ LINO
Interno - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA