PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JORCYANE ARAÚJO LIMA

DISCENTE: JORCYANE ARAÚJO LIMA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Escola Superior de Redes
TÍTULO: UMA ABORDAGEM PARA SELEÇÃO E ALOCAÇÃO DE PESSOAS BASEADA EM PERFIS TÉCNICOS E DE PERSONALIDADES PARA PROJETOS DE SOFTWARE
PALAVRAS-CHAVES: Projetos de Desenvolvimento de Software; Seleção e Alocação de Pessoas; Perfis Técnicos; Perfis de Personalidades; Metaheurísticas Evolucionárias Multiobjetivas.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO: As atividades dos projetos de desenvolvimento de software sao agrupadas em diferentes papeis funcionais, cada qual executado por um tipo de profissional da engenharia de software, que realiza diferentes atividades. Sendo assim, para cada um destes papeis sao necessarias diversas habilidades tecnicas e de personalidades especificas. Caso estes requisitos nao sejam observados durante a selecao de membros para a equipe e alocacao aos papeis, colocara o projeto de desenvolvimento de software em serio risco de fracasso, pois as pessoas selecionadas poderao nao desempenhar bem as suas atribuicoes. Porem, o processo de selecao das pessoas e a alocacao destas a papeis para a formacao da equipe e um processo complexo para ser realizado pelo gerente de projetos com base apenas em sua experiencia, pois, mesmo com um numero relativamente pequeno de pessoas e papeis, uma grande quantidade de combinacoes pode ser identificada. Assim, analisar cada opcao e inviavel e boas opcoes podem nao ser consideradas. A fim de fornecer suporte na tomada de decisao, explorando tecnicas de Engenharia de Software Baseada em Buscas, do ingles Search Based Software Engineering (SBSE), este trabalho propoe uma abordagem multiobjetiva para selecao e alocacao de pessoas tecnicamente qualificadas e psicologicamente adequadas para cada papel funcional do projeto de desenvolvimento de software. Para avaliacao da proposta, alem de uma revisao sistematica comparando a literatura existente relacionada com o tema da abordagem proposta, o trabalho apresenta resultados de tres metaheuristicas distintas capazes de lidar com os multiplos objetivos a serem otimizados. Estes algoritmos sao aplicados a dados reais coletados em um estudo de caso que revelam a eficiencia e aplicabilidade potencial da abordagem proposta.
Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA