PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JULIO ZINGA SUZUKI LOPES

DISCENTE: JULIO ZINGA SUZUKI LOPES
DATA: 29/08/2019
LOCAL: Escola Superior de Redes
TÍTULO: Uma Abordagem de Processamento de Consultas para Plataformas de Middleware Distribuído e Particionado no Contexto de Cidades Inteligentes
PALAVRAS-CHAVES: Cidades Inteligentes; MIddleware; Sistemas Distribuídos; Processamento de Consultas; Linguagens de Consulta de Contexto.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO: Hoje, mais da metade da populacao mundial vive em cidades, enquanto a expectativa e que este quantitativo alcance cinco bilhoes de pessoas em 2030. O aumento da densidade populacional nos centros urbanos exige a adequacao de servicos e infraestrutura. Esta explosao populacional dos grandes centros representara os maiores desafios, como por exemplo no tocante a poluicao do ar, mobilidade urbana, problemas de saude, energia e gestao de lixo. Solucoes para estes desafios requerem a integracao de varias Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TICs). As cidades que exploram estas solucoes, com a utilizacao de TIC's para auxiliar no enfrentamento de seus problemas, tem sido chamadas de Cidades Inteligentes. Todavia, as primeiras solucoes criadas apresentaram limitacoes, pois em geral eram baseadas em sistemas independentes, com tecnologias diferentes e sem a preocupacao com interoperabilidade e escalabilida. Neste contexto, plataformas de middleware tem sido utilizadas como infraestrutura para auxiliar o desenvolvimento de aplicacoes, sistemas e servicos de cidades inteligentes. Dentre os principais desafios destas plataformas, a integracao de dados e bastante representativa, pois permite fornecer aos usuarios informacoes consolidadas de diferentes provedores com transparencia de localizacao e de formato de representacao. Nesta direcao, este trabalho propoe uma abordagem de processamento de consultas para plataformas de middleware distribuido e particionado, cujas informacoes estao armazenadas em diferentes provedores de dados heterogeneos e geograficamente distribuidos. Um estudo de caso com significativo volume de dados semirreais de transporte publico foi desenvolvido para validar e avaliar a abordagem proposta. Neste estudo de caso foram organizados 5 cenarios envolvendo ate 10 provedores, com 10.000 entidades ao todo. Em cada cenario, foi avaliada a vazao no processamento de consultas. Na comparacao com um provedor de dados largamente utilizado em projetos europeus para cidades inteligentes, a abordagem proposta alcancou um ganho na vazao de ate 586%.
Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Interno - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA