PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: TÁRSIO GOMÍDES LIMA DOS SANTOS

DISCENTE: TÁRSIO GOMÍDES LIMA DOS SANTOS
DATA: 31/01/2020
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Sistemas de recomendação para o AVA Moodle: uma abordagem baseada em Filtragem colaborativa e na Taxonomia Revisada de Bloom
PALAVRAS-CHAVES: Educação Adaptativa, Sistemas de Aprendizagem Adaptativos, Sistemas de Recomendação, Filtragem Colaborativa, Taxonomia de Bloom Revisada
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO: No cenário atual, a educação a distância e até mesmo a presencial vem fazendo uso dos ambientes virtuais de aprendizagem como ferramenta. Porém, geralmente essas ferramentas não se adaptam ao perfil e necessidades do aluno, como é o caso do Moodle. Com a finalidade de resolver o problema para as chamadas questões de avaliação do Moodle, esse trabalho propõe e desenvolve uma API REST para gerar recomendações usando a Taxonomia Revisada de Bloom, filtragem colaborativa baseada no usuário e também um módulo de eficiência. O recomendador utilizou dados de um curso de LC-EAD da UFPB para sua validação e os resultados obtidos foram recomendações personalizadas de acordo com as características dos usuários. Logo, se espera que a utilização deste serviço possa trazer benefícios para estudantes, os quais receberiam sugestões de atividades que de fato possam alavancar o nível cognitivo dos mesmos. Ademais, como tal abordagem auxilia no aprendizado do aluno, a mesma também tem o potencial de reduzir a taxa de evasão dos estudantes envolvidos em programas de educação a distância.
Presidente - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Interno - 2636257 - NATASHA CORREIA QUEIROZ LINO