PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: TATIELLY DIAS DE FARIAS

DISCENTE: TATIELLY DIAS DE FARIAS
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Centro de Informática (Videoconferência)
TÍTULO: Infraestrutura de informação: Um mapeamento sistemático da literatura
PALAVRAS-CHAVES: infraestrutura de informação, mapeamento sistemático, estudo sistemático
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO: Introdução: Estudos sobre infraestruturas de informação (II) tem ganhado espaço nas aplicações do cotidiano devido a massiva quantidade de dados de diversas áreas distribuídos geograficamente que são compartilhados entre si, a fim de apoiar sistemas de uma organização em que pesquisas sobre II fornecem uma base para a utilização de seus conceitos em aplicações. Objetivos: A partir desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo apresentar os trabalhos mais relevantes encontrados na literatura sobre II como forma de compreender tal área de estudo e seus campos de aplicação. Métodos: O método de pesquisa adotado foi um estudo de mapeamento sistemático, seguido de um protocolo como guia para responder cinco questões de pesquisa como forma de extrair e sintetizar estudos primários relevantes para o tema. Resultados: Foram identificados 876 estudos primários potencialmente relevantes que contribuíram com o desenvolvimento da infraestrutura de informação. Observou-se que a maioria dos estudos são aplicações que utilizam de conceitos da II em sua formação. Esta pesquisa fornece um catálogo informações dos estudos selecionados a partir da aplicação dos critérios atribuídos para inclusão ou exclusão e que responderam as questões de pesquisa. Conclusão: Esta pesquisa mostrou que o interesse sobre a infraestrutura de informação tem crescido ao longo dos anos, apresentando evidencias que alguns dos estudos que dispõem de aplicações revelam conceitos como resultado se sua concepção. Por isso, o catálogo gerado a partir dos resultados obtidos com estudos que trazem conceitos e aplicações são um importante recursos para orientar e servir como ponto de partida para futuras pesquisas e melhorias de infraestruturas de informação.
Presidente - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA