PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DALIA MARIA NUNES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DALIA MARIA NUNES DE MELO
DATA: 28/02/2013
LOCAL: CI/UFPB
TÍTULO: Gerência de Interoperabilidade de ontologias no ambiente de convergência Web-TVDi
PALAVRAS-CHAVES: Web Semantica, TV Digital Interativa, Ontologias, Interoperabilidade
RESUMO:

Uma das questões relevantes para a consolidação da Web Semântica como evolução da web atual é o uso de ontologias. Estas, devido a sua estrutura e seu vocabulário formal, já promovem interoperabilidade que é a capacidade de garantir que agentes e ontologias comuniquem-se entre si e troquem informações. Ainda assim, percebe-se que a necessidade de interoperabilidade na web semântica vai muito além: isso ocorre principalmente devido à heterogeneidade entre as ontologias. Esse problema existe por diversas razões e pode ser observado até em ontologias de mesmo domínio. No ambiente de convergência Web Semântica-TVDi algumas questões em aberto da Web Semântica se repetem. Sendo assim, o ambiente de convergência precisa oferecer soluções que visem maior interoperabilidade. Este projeto propõe uma solução de interoperabilidade de ontologias no contexto Web-TVDi levando em conta os requisitos do ambiente, a fim de oferecer um serviço genérico que torne transparente para o desenvolvedor as questões de compatibilidade ontológica. A validação da proposta será feita no ambiente do projeto Knowledge TV, em especial no serviço de consulta semântica, que faz ligação entre ontologias locais e ontologias presentes na nuvem do Linked Data.

Presidente - 2636257 - NATASHA CORREIA QUEIROZ LINO
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA