PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: PRISCILLA KELLY MACHADO VIEIRA

DISCENTE: PRISCILLA KELLY MACHADO VIEIRA
DATA: 18/03/2013
LOCAL: CI/UFPB
TÍTULO: Recomendação Semântica de Conteúdo em Ambientes de Convergência Digital
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas de Recomendação, TV Digital Interativa, Ginga, Mineração de Dados, Clusterização, Representação do Conhecimento, Web Semântica
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
RESUMO:

Com o advento da TV Digital interativa (TVDi),  nota-se o aumento de interatividade no processo de comunicação além do incremento das produções audiovisuais, elevando o número de canais e recursos disponíveis para o usuário. Esta realidade faz da tarefa de encontrar o conteúdo desejado uma ação onerosa e possivelmente ineficaz. A incorporação de sistemas de recomendação no ambiente TVDi emerge como uma possível solução para este problema. Este trabalho tem como objetivo propor uma abordagem híbrida para recomendação de conteúdo em TVDi, baseada em técnicas de mineração de dados, integradas a conceitos da Web Semântica, permitindo a estruturação e padronização dos dados e consequente possibilidade do compartilhamento de informações, provendo semântica  e  raciocínio automático. Para o serviço proposto é considerado o Sistema Brasileiro de TV Digital e o middleware Ginga.

Presidente - 2636257 - NATASHA CORREIA QUEIROZ LINO
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA