PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: Eduardo de Santana Medeiros Alexandre

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Eduardo de Santana Medeiros Alexandre
DATA: 25/07/2013
LOCAL: Escola de Redes
TÍTULO: Jambo: Sistema para acompanhamento dos alunos de EAD promovendo o combate ao plágio e a evasão
PALAVRAS-CHAVES: mediação, tutoria, plágio, evasão, EAD, acompanhamento, avaliação
RESUMO:

evasão.
Na Educação a Distância, os docentes só passam a conhecer os alunos após as realizações das primeiras atividades, quandoestes irão demonstrar indícios das suas habilidades ou dificuldades. Não costumamos registrar adequadamente as habilidades, asdificuldades e nível de entendimento demonstrado pelos alunos. Pois não existe um canal efetivo para para isso. Sem conhecero aluno não é possível realizar um acompanhamento individualizado. O aluno é particionado em disciplinas, e os docentes sóo percebem como ele se apresenta em sua disciplina. Não estamos implementando políticas efetivas de combate ao plágio e aevasão. Este trabalho objetiva demonstrar como a utilização de um sistema informatizado pode auxiliar no combate ao plágioe a evasão na EAD, através da implementação do acompanhamento (dos alunos) e uma sistematização da avaliação dos alunos.Ampliando a visão particionada sobre o aluno, os docentes serão capazes de perceber o aluno integralmente. Para isso serádesenvolvida uma ferramenta e utilizada em experimento, em que seu uso será avaliado em relação ao combate ao plágio e aevasão.

Interno - 401182 - ED PORTO BEZERRA
Interno - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL