PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: IVANILDO ALVES DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANILDO ALVES DE MEDEIROS
DATA: 31/07/2014
HORA: 10:00
LOCAL: CI
TÍTULO: DL-TUTOR: UMA FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO DA ATIVIDADE DA TUTORIA EM SISTEMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Ferramenta para Gestão de Tutoria, Educação à Distância, Ambiente Virtual, Sistema de Gestão Acadêmica
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
RESUMO: É possível observar que o atual cenário da educação a distância nas IES Brasileiras tem mostrado um aumento na procura por Cursos a Distância. O MEC divulgou que este aumento foi de cerca de quinze por cento das matriculas realizadas nos cursos de nível superior (MEC 2013). Esta situação aponta claramente para uma expansão nas redes de ensino em ofertar cursos na modalidade a distância. Para poder atender e se adequar a este novo nível de complexidade é necessário adaptar os sistemas de acadêmicos e contar com ambientes virtuais de aprendizagem – AVAs - de forma a permitir que professores e alunos possam se beneficiar das novas facilidades oferecidas por estes ambientes. Verifica-se, entretanto, que os sistemas de gestão acadêmica e gestão da aprendizagem disponíveis não atendem as reais necessidades administrativas e pedagógicas dos coordenadores e professores no âmbito da EAD. Além disso, novos papéis foram criados para atender, de forma adequada, aos alunos de EAD, como por exemplo, o papel do Tutor. O foco central deste trabalho foi pesquisar as reais dificuldades encontradas por professores e coordenadores de cursos a distância na gestão das atividades dos Tutores, estabelecer as funcionalidades em um sistema desenvolvido para consulta aos dados das atividades dos tutores em um ambiente de ensino-aprendizagem, bem como oferecer elementos para auxiliar e agilizar a prática de coordenadores e professores na gestão das atividades dos tutores nas salas virtuais de aprendizagem. Para tanto, foram levantados os requisitos funcionais, realizada avaliação da plataforma Moodle, e implementada uma aplicação WEB para atender à gestão de atividades dos tutores no Moodle. O resultado final foi uma ferramenta denominada DL-TUTOR
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333503 - ANTONIO CARLOS CAVALCANTI
Interno - 1175878 - LUCIDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
Externo ao Programa - 333554 - JOAO CARLOS RODRIGUES PEREIRA
Externo à Instituição - MARIA NAZARETH DE LIMA