PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLÁUCIO BEZERRA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLÁUCIO BEZERRA ROCHA
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Remoto (Google Meet: meet.google.com/uvu-prpy-cuc)
TÍTULO: Utilização de Registros de Ocorrências Policiais para Auxiliar no Processo Decisório Gerencial no Âmbito da Segurança Pública
PALAVRAS-CHAVES: Inteligência de Negócio, Análise Criminal, Segurança Pública
RESUMO: Considerando que a segurança pública no Brasil, área de grande importância da sociedade atual, é um setor crítico nos Estados brasileiros, e sendo de alta relevância pelo fato de está diretamente ligada ao maior bem jurídico do ser humano, a vida, faz necessário, a realização de estudo que permita mitigar o aumento da criminalidade por meio de uso de inteligência policial. Nesse cenário, em que a ciência oferece diversas metodologias e ferramentas para auxiliar na solução e gestão de problemas, dentre elas estão Business Intelligence, Inteligência Artificial, Séries Temporais, Problemas de Localização e Análise Criminal. A Inteligência Artificial (IA) é a área de estudo da computação onde torna possível perceber, raciocinar e agir, automatizando atividades associadas ao pensamento humano, tais como: tomada de decisões, resolução de problemas, aprendizados entre outros. A análise de séries temporais é uma técnica de análise de dados, e quando mesclada com a inteligência artificial, tem trazido inúmeros benefícios na resolução de problemas reais enfrentados pela sociedade. Series temporais são definidas com um conjunto de dados oriundos de observações em função do tempo. Nesse contexto, onde é notório uma gestão de segurança pública sem os recursos adequados, esse trabalho propõe a utilização dos registros de crimes ocorridos na cidade de João Pessoa, fornecidos pela Polícia Civil da Paraíba, para a implementação de uma ferramenta de inteligência de negócio, como também o fornecimento, por meio do uso de análise de séries temporais e de padrões de comportamento, assim como a aplicação de modelos estatísticos para uma previsão de ocorrências criminais, finalizando com a submissão de algoritmos que objetivam resolver o problema de localização para uma melhor distribuição de viaturas policiais que cubram estas previsões de forma otimizada.
Presidente - 2551745 - GILBERTO FARIAS DE SOUSA FILHO
Interno - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO