PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: KÉCIO DA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÉCIO DA SILVA SANTOS
DATA: 27/02/2015
LOCAL: Escola Superior de Redes
TÍTULO: Uma Abordagem para Configuração de Aplicações para Múltiplos Clientes em Projetos de Linhas de Produtos de Software
PALAVRAS-CHAVES: Linhas de Produtos de Software. Configuração de Produtos. Engenharia de Software Baseada em Buscas.
RESUMO: A abordagem de Linhas de Produtos de Software (LPS) tem sido utilizado pela indústria para reduzir custos e aumentar a produtividade. Para tanto, tornam-se necessários meios automatizados que facilitem a configuração das inúmeras combinações possíveis de produtos originados da LPS. No entanto, mesmo considerando os avançõs das tecnologias e ferramental de apoio, ainda existem dificuldades para lidar com as inúmeras configurações possíveis em grandes projetos de software. Neste contexto, este trabalho apresenta uma abordagem baseada em algoritmos de otimização para apoiar a geração de uma configuração de produto, que maximiza a satisfação do cliente, minimiza custos e ainda aumenta os rendimentos dos fornecedores. A abordagem proposta leva em consideração parâmetros multiobjetivos para atender múltiplos clientes na configuração de produtos em LPS.
Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Interno - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA