PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANIELTON JOSE DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANIELTON JOSE DO NASCIMENTO
DATA: 17/08/2015
LOCAL: Centro de Informática - UFPB
TÍTULO: Uso do Processo de Avaliação Mútua Aliado a Conceitos de Gamificação como Suporte ao Estudo Colaborativo em Ambientes de EAD
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Mútua, Gamification, Ensino a Distância
RESUMO: A Educação a Distância (EaD) vem revolucionando a forma de como o ensino se dissemina hoje ao redor do mundo. De fato, a possibilidade de se fazer cursos de capacitação, graduação e pós-graduação a distância é uma forma, por exemplo, de diminuir os custos que muitas vezes não podem ser arcados pelos estudantes. Contudo, ainda existem muitos entraves relacionados a EaD. Um exemplo é como facilitar a percepção e entendimento do conteúdo lecionado pelo professor que muitas vezes está a quilômetros de distância do aluno, o qual não está acostumado com esta forma de ensino. Muitos questionamentos e discussões surgiram para tentar solucionar esse problema e hoje existem diversas ferramentas que auxiliam o professor nesse papel. No entanto, muitos dos problemas iniciais ainda persistem, como a alta taxa de retenção e evasão. Este trabalho tem o objetivo de utilizar e validar conceitos de gamificação como forma de ajudar o aluno a desenvolver suas aptidões através de atividades e recursos que estimulem a discussão do conteúdo que está sendo abordado. Esta ideia é baseada em trabalhos da literatura que indicam que a discussão em grupos reduzidos (de 4 a 5 participantes) é capaz de melhorar a aprendizagem dos alunos. Haja vista que não existem trabalhos que mostrem como tal discussão pode ser motivada na EaD, iremos abordar o processo de avaliação mútua conjuntamente com elementos de ‘Gamification’, de modo que possamos verificar a real valia da abordagem no nível de entendimento dos conteúdos pelo aluno. A validação da nossa solução ocorrerá em uma das disciplinas do curso de graduação em Licenciatura em Computação a distância da UFPB.
Presidente - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA
Interno - 2636257 - NATASHA CORREIA QUEIROZ LINO